Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Cardeal pede que todos cooperem para a unidade da Igreja


Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano – Com a Basílica de São Pedro lotada, o cardeal emérito Angelo Sodano destacou a necessidade de o sucessor do papa emérito Bento XVI atuar em defesa da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo ele, é importante lembrar que, até mesmo na unidade, é necessário respeitar a diversidade, como ensinou São Paulo. Ele pediu a colaboração de todos em busca da unidade da Igreja.

“São Paulo explica que na unidade da Igreja existe uma diversidade de dons, segundo a multiforme graça de Cristo, mas essa diversidade está em função da edificação de Cristo”, ressaltou dom Sodano. “Todos nós somos chamados a cooperar com o sucessor de Pedro [o papa eleito], fundamento visível de tal unidade eclesial.”

O apelo de dom Sodano ocorre no momento em que a Igreja sofre com as denúncias de casos de pedofilia, abuso sexual e desvios de recursos no Banco do Vaticano. O clima de desconforto aumentou ainda mais com a decisão de Bento XVI de renunciar, abrindo a discussão sobre a necessidade de promover reformas na instituição.

Dom Sodano também destacou que o papa eleito deve trabalhar pela justiça e paz mundiais com amor: “Uma obra em nível mundial”. “Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um pontífice [papa] que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos”, ressaltou dom Sodano.

Depois da missa, os 115 cardeais, que têm direito a voto no conclave (que elegerá o papa), almoçam e passam por um período de pausa e de concentração. O início da primeira votação está marcado para as 17h. A fumaça branca, se houver papa, e escura, na ausência de consenso, deve ser vista no final da tarde ou começo da noite.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)