Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 - 16h14
Gilberto Costa
Correspondente da EBC
Agência Brasil, Lisboa - Mensagem do Conselho das Conferências Episcopais da Europa enviada hoje (11) ao papa Bento XVI registra “profundo agradecimento” pela forma como conduziu a Igreja Católica durante os quase oito anos de papado, iniciado quando o alemão Joseph Ratzinger foi aclamado pontífice para substituir João Paulo II, morto em abril de 2005.
Na mensagem, o presidente do CCEE, cardeal Péter Erdö, garante “proximidade espiritual com Bento XVI” e assegura que os cardeais “vão continuar a servir à Igreja com o mesmo entusiasmo e fé que o papa demonstrou e ensinou”, informa a agência de notícias Ecclesia - órgão oficial da Igreja Católica em Portugal.
Mais cedo, o decano do Colégio dos Cardeais, Angelo Sodano, comparou a renúncia de Bento XVI a um “trovão em céu sereno”. Ele disse que os cardeais ficaram “incrédulos” com a decisão. O colégio é o órgão de auxílio do papa para decisões como a promulgação de santos da Igreja Católica.
O colégio terá de eleger o novo papa, após o afastamento de Bento XVI, previsto para 28 de fevereiro. Até definir o sucessor, o órgão assume o governo da Igreja para questões administrativas ordinárias, porém sem poder para tomar decisões da competência do papa - como canonizações ou posicionamento do Vaticano em questões de Estado.
Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae
A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec
Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)