Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil poderá voltar a investir na Bolívia, diz ministro


Ramona Ordoñez - Agência O Globo RIO - O Brasil poderá voltar a investir na Bolívia, afirmou nesta segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau. Ele irá à La Paz nesta quinta-feira para participar das negociações em torno do reajuste extraordinário requisitado pelo governo boliviano sobre o preço do gás natural vendido à Petrobras. Segundo Rondeau, será preciso, antes de decidir por novos investimentos, conhecer a regulamentação da lei boliviana que nacionalizou as reservas de gás natural do país, assim como as empresas antes pertencentes à Petrobras. Ele observou que existem oportunidades nas áreas de gás natural, biodiesel, termoeletricidade e petroquímica. Rondeau, no entanto, ressaltou que as decisões sobre investimentos no setor de petróleo e gás cabem à Petrobras. Demonstrando desconforto com as declarações do ministro, o presidente da estatal brasileira, José Sergio Gabrielli, destacou que o governo brasileiro tem "dezenas e centenas de outros interesses na Bolívia". E reafirmou que não comentaria negociações que ainda estão em andamento. Após a nacionalização dos hidrocarbonetos da Bolívia, a Petrobras anunciou a suspensão de todos os investimentos previstos no país. A empresa planejava aumentar a capacidade do gasoduto Brasil -Bolívia (Gasbol) dos atuais 30 milhões de metros cúbicos diários de gás para 45 milhões. As negociações sobre o preço do gás natural entre a Bolívia e a Petrobras foram suspensas depois de 45 dias, em função de um impasse, já que a Petrobras se recusa a pagar mais caro pelo hidrocarboneto. As conversas foram, então, prorrogadas por mais 60 dias, conforme previa o contrato de fornecimento do gás. O primeiro encontro, dentro deste prazo, acontece nesta quinta-feira. Caso não haja acordo ao fim do período acertado, a discussão poderá ser decidida em uma corte de arbitragem internacional. Silas Rondeau e Gabrielli participaram da Rio Oil & Gas, maior feira de petróleo da América Latina, que vai até esta quinta-feira, no Rio Centro. Durante o mesmo evento, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural, João Carlos De Luca, disse que o setor de petróleo no Brasil atrairá investimentos de US$ 100 bilhões nos próximos cinco anos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)