Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia nacionaliza filial de empresa petrolífera britânica



Agência Brasil

Brasília - O governo da Bolívia nacionalizou hoje (23) a petrolífera Chaco, filial da britânica British Petroleum. Com a operação, o controle da empresa passou para a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

A Chaco é uma das principais produtoras de gás (GLP) e está entre as maiores distribuidoras de petróleo e diesel do país. A estatização ocorreu após o fracasso de uma negociação para venda das ações da empresa.

"Peço aos trabalhadores e técnicos que colaborem com a recuperação das empresas estatais. Nossas empresas recuperadas não podem ser trunfo político de nenhum partido ou governo", afirmou o presidente Evo Morales. ao assinar o decreto de reestatização da empresa, segundo informações da Agência Boliviana de Notícias.

Morales também anunciou que dará continuidade ao processo de recuperação de empresas estatais e retomada da soberania do povo boliviano sobre seus recursos naturais.


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)