Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ataques em Bagdá deixam mortos e feridos


Da Agência Lusa

Bagdá – Pelo menos 16 pessoas morreram e quase 40 ficaram feridas em decorrência da série de ataques ocorridos na capital do Iraque e nos arredores de Bagdá neste fim de semana. Os atentados à bomba foram registrados em, pelo menos, cinco locais, um dia depois que ocorreram ataques a tiro em lojas da capital iraquiana.

Com estes últimos registros, o número de mortos desde o início do mês já ultrapassou o número de vítimas em todo o mês de dezembro do ano passado. A violência no Iraque atingiu um nível semelhante ao de 2008, quando o país estava se recuperando de um período tenso motivado por conflitos religiosos.

A violência ressurgiu depois das forças de segurança terem atacado um campo de protesto dos sunitas árabes ao norte de Bagdá, em abril, reavivando os confrontos violentos. Os iraquianos sunitas, minoritários no país, queixam-se de discriminação por parte dos shiitas que estão no governo. As manifestações já duram quase um ano.

Apesar de o governo ter feito algumas concessões para amenizar as tensões, liberando prisioneiros e aumentando os salários dos opositores da Al Qaeda, os ataques diários não mostram sinais de abrandamento. Desde o início do ano, os conflitos vitimaram quase 6.300 pessoas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)