Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ataque com explosivo contra mesquita deixa cinco feridos


Da Agência Lusa

Incêndio provocado por um artefato explosivo atirado no interior de uma mesquita, em uma localidade próxima a Estocolmo, capital da Suécia, feriu hoje (25) cinco pessoas, anunciou a polícia local. "Alguém atirou um explosivo através de uma janela e provocou um incêndio no interior da mesquita", disse um porta-voz da polícia, Lars Franzell, segundo o qual entre 15 e 20 pessoas estavam no edifício.

O ataque em Eskilstuna, 90 quilômetros a oeste de Estocolmo, ocorre num momento em que a Suécia atravessa uma escalada de ações da extrema direita. Conhecido pelo bom acolhimento aos refugiados estrangeiros, o país viu o cenário político mudar em dezembro, após o partido direitista Democratas da Suécia ter sido eleito terceira força parlamentar. O resultado forçou o governo de esquerda a convocar eleições legislativas antecipadas.

A mesquita atacada está situada no térreo de edifício residencial. O fogo foi provocado depois do meio-dia de hoje, informou a polícia. "O ódio aos estrangeiros foi reforçado", declarou o chefe da Associação dos Muçulmanos na Suécia, Omar Mustafa, à rádio pública SR.

A polícia abriu inquérito para apurar o incêndio de origem criminosa, mas ainda não identificou nenhum suspeito. Os cinco feridos foram hospitalizados com sintomas de intoxicação, golpes e fraturas.

Em janeiro deste ano, desconhecidos pintaram a cruz suástica [símbolo nazista] na porta de uma mesquita em Estocolmo. Em dezembro do ano passado, um grupo de neonazistas atacou um centro antirracista na capital sueca, deixando três feridos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)