Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Angela Merkel diz que euro fortaleceu Europa


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Em visita à China, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defendeu hoje (2) que os líderes europeus estimulem a competição em seus países. Segundo ela, a moeda única adotada por 17 dos 27 países da União Europeia fortaleceu a região.

"O euro tornou a Europa mais forte", disse Merkel. “A Europa está no caminho certo e alcançou grandes progressos”, acrescentou. Merkel passará três dias na China, que se tornou um dos principais parceiros comerciais de vários países, inclusive do Brasil.

A crise econômica internacional passou a ser tema único de todas as reuniões de líderes políticos. Na Europa, é o principal assunto dos debates, principalmente porque vários países da zona da euro, como Portugal, a Espanha e a Grécia, sofrem impactos em sua economia interna.

Por imposição da União Europeia, os países que mais sofrem os impactos da crise terão de adotar medidas de austeridade. Essas medidas incluem corte de pessoal, aumento de impostos e tarifas públicas, desagradando a população que passou a protestar nas ruas e a promover paralisações.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)