Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Veto ao Zoneamento será mantido e Governo vai proceder novos estudos, após acordo com a Assembleia

Assembleia e Executivo chegam a acordo para destravar a pauta de votação no Parlamento.


Veto ao Zoneamento será mantido e Governo vai proceder novos estudos, após acordo com a Assembleia  - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), e o governador Marcos Rocha, anunciaram durante entrevista coletiva, no início da tarde desta terça-feira (15), um acordo que permitiu destravar a pauta de votações no Parlamento, trancada há um mês em razão do Veto Total 127/21, ao PLC 85/2020, que trata da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico e revoga a Lei Complementar nº 233, de 6 de junho de 2000.

Redano informou que o Veto Total deverá ser mantido pelo plenário, na sessão desta terça, e que o governador se comprometeu em determinar a realização de novos estudos técnicos em áreas apontadas pelos deputados, nas emendas ao PLC 85, que foram vetadas pelo Executivo.

"É um projeto importante e que o setor produtivo espera a sua implementação. Pelo acordo, vamos manter o veto governamental, que em troca vai determinar estudos em áreas que os deputados apontaram, para a viabilidade de uma atualização, dentro dos critérios técnicos do Zoneamento. É um avanço, ao meu ver, pois vai permitir a inclusão de fato de novos locais, dando mais segurança a quem trabalha e produz", explicou Redano.

Por sua vez, Marcos Rocha assegurou que vai determinar que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), proceda esse novo estudo, preservando o que já foi elaborado anteriormente, que estavam contemplados no PLC 85.

"Vamos, na verdade, ampliar esses estudos, de forma técnica e criteriosa. Nossa orientação é pela manutenção do veto total, em razão da inconstitucionalidade verificada na matéria. Com mais esses estudos complementares, esperamos encaminhar um novo projeto para a apreciação desta Casa de Leis", disse Rocha, acrescentando que com a manutenção do Veto, vale a lei atual em vigor.

Alex Redano reconheceu a iniciativa do Governo, em apresentar o projeto atualizando o Zoneamento, e disse esperar que os estudos complementares fiquem prontos o mais breve possível.

Relator da matéria, o deputado Jean Oliveira (MDB) ponderou que a expectativa é de que a matéria, com os novos estudos, chegue na Casa ainda nesse primeiro semestre. "Esperamos que o Governo cumpra a sua parte, dando a devida celeridade nos estudos, para que essa matéria seja votada antes do recesso parlamentar do meio do ano".

Zoneamento

O Zoneamento visa orientar o planejamento, a gestão, as atividades e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, relacionadas ao uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações dos meios físico, biótico e socioeconômico, visando à sustentabilidade.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)