Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam participa de debate sobre agenda climática e ambiental brasileira, em Brasília


Encontro discute ações que ampliem e fortaleçam a integração entre os governos Federal e Estadual - Gente de Opinião
Encontro discute ações que ampliem e fortaleçam a integração entre os governos Federal e Estadual

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam está participando do encontro “Caminhos para a integração multinível e multissetorial no avanço da política climática do Brasil”, que ocorre em Brasília. O encontro busca discutir ações que ampliem e fortaleçam a integração entre os governos Federal e Estadual, setores da Sociedade Civil e da iniciativa privada, apresentando caminhos para financiamento das ações climáticas.

Durante a participação no evento, a Sedam juntamente às demais entidades presentes, buscam reafirmar e incentivar a implementação, não apenas dos planos e compromissos climáticos assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris e a Contribuição Nacionalmente Determinada – NDC, a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima – PNA; mas também os compromissos firmados pelos estados mais especificamente, inclusive a Carta da Abema pelo Clima, Race to zero, Race to Resilience, dentre outros listados.

    O governador Marcos Rocha, salienta que, a participação de Rondônia neste evento trará  inúmeros benefícios ao Estado no decorrer do ano. “A discussão sobre métodos que tragam melhorias ao nosso Estado, será sempre o principal tema a ser abordado, e discutir com outras entidades, aumenta ainda mais o sucesso na realização das ações”, completou.

O evento conta com a participação de pessoas que atuam com ações ao Meio Ambiente do Brasil, como a participação de Marina Silva, ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Fávaro, ministro de Agricultura e Pecuária, Ignácio Ibãnez, embaixador da União Europeia, e Friederike Sabiel, conselheira para assuntos ambientais na Embaixada da Alemanha.

O evento está sendo realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, juntamente ao Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Plataforma CIPÓ, CDP Latin America, Instituto Ethos, ICLEI, Centro Brasil no Clima (CBC), Under 2 Coalition e a Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

BELÉM (PA), JUNHO DE 2026 - A programação da II Semana do Clima da Amazônia contará com uma extensa agenda de eventos autogestionados, que ocorrerão

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)