Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho

Projeto é dividido em cinco etapas de aprendizagem


Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho implantou aos usuários das suas unidades de acolhimento o projeto “Reciclar, Plantar e Colher”. O projeto, coordenado pela por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), tem como objetivo educar sobre compreensão do que é poluição do meio ambiente; identificar os 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar; reconhecer os tipos de reciclagens e de que forma reutilizar garrafas pets como vasos de plantas para a construção de uma horta; desenvolver de forma lúdica e prazerosa o estudo dos substratos adequados para cada planta medicinal e hortaliças e incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo, criar e respeitar regras.

“Através de observações diárias nas unidades de acolhimento Casa Moradia, Centro Pop e Lar do Bebê, notou-se a necessidade de práticas pedagógicas e atividades recreativas permanentes nas unidades de acolhimento, para ofertar momentos de lazer e protagonismo às demandas assistidas. Por meio deste projeto ‘Reciclar, Plantar e Colher’ será proporcionado aprendizagens e práticas significativas, tornando o educando atuante e protagonista de suas práticas”, explica a pedagoga Ana Caroline, que juntamente com a servidora Djanira Rodrigues, realiza o projeto.

O projeto está sendo realizado por etapas. No primeiro momento será apresentado, por meio de palestra ofertada pela Sema e cartazes ilustrativos, o conceito dos 3 R´s, seguido da construção de cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades. Na segunda semana será apresentado o estudo dos tipos de lixos que podemos reciclar e reutilizar para a construção da horta ou canteiro. Nessa etapa será sugerido que comecem a reciclagem de garrafas pets e pneus para reutilizar.

No terceiro momento, os educandos farão cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades, em um mural apresentando o uso correto dos substratos, e também serão confeccionados maquetes e instrumentos para as experiências que serão apresentadas. Por último, farão experimentos como construir lixeiras seletivas com caixas de papelão, confeccionar vasos de plantas com garrafas pets e canteiros suspensos.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

Bioeconomia, justiça climática, saúde e transição energética pautam programação da Semana do Clima da Amazônia, em Belém

BELÉM (PA), JUNHO DE 2026 - A programação da II Semana do Clima da Amazônia contará com uma extensa agenda de eventos autogestionados, que ocorrerão

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)