Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

ONU pede resposta à mudança do clima


Secretário da ONU pede que
países industrializados liderem
resposta à mudança no clima


Juliana Cézar Nunes
Agência Brasil

Nova York - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, abriu hoje (24) a reunião de alto nível sobre mudanças climáticas defendendo que os países industrializados liderem a resposta mundial ao problema, estabelecendo metas urgentes de redução das emissões de gases poluentes.

"Quinze anos já se passaram desde que a Convenção Internacional de Mudança do Clima foi assinada no Rio. Já são dez anos desde a adoção do Protocolo de Quioto. E, nos países industrializados, as emissões continuam crescendo em patamares inaceitáveis", criticou Ban Ki-moon, que também cobrou apoio para as nações em desenvolvimento adotarem mecanismos de desenvolvimento sustentável.

"Os países em desenvolvimento precisam contribuir, mas sem sacrificar seu crescimento econômico ou redução da pobreza. Precisamos avançar com base no princípio de comuns, porém diferenciadas responsabilidades."

Em um discurso firme para os representantes de mais de 150 países, o secretário-geral da ONU também defendeu investimentos em tecnologias e até mesmo fundos que possam garantir assistência às comunidades mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

"Hoje, o tempo para dúvidas acabou. O IPCC afirmou de forma inequívoca o aquecimento do nosso sistema climático e relacionou esse fenômeno diretamente à atividade humana. Nós já sabemos o suficiente para agir. Se não agirmos, os impactos serão devastadores, principalmente naqueles países que, ironicamente, contribuíram menos para que a situação chegasse nesse ponto."

Ban Ki-moon alertou para a ameaça que as mudanças climáticas representam para o cumprimento das Metas do Milênio, estabelecidas pela ONU para estimular os países a reduzir as desigualdades sociais. "Sendo criativos, podemos reduzir as emissões, promovendo crescimento econômico ao mesmo tempo." 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)