Sábado, 19 de abril de 2008 - 23h21
Agentes federais prendem 5 por exploração ilegal de madeira em Mato Grosso
A descoberta de um acampamento destinado à exploração ilegal de madeira resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de tratores, camionetes, motosserras e armas de fogo na região de Sinop (500 quilômetros de Cuiabá-MT).
O flagrante foi feito na última quarta-feira pela operação Arco de Fogo, que reúne fiscais do Ibama e homens da Polícia Federal e da Força Nacional. Segundo nota divulgada pelo Ibama, a estrutura montada para o desmatamento "impressionou" a equipe.
O acampamento já havia sido identificado em sobrevôo de fiscalização. Do alto, foi possível também avistar clareiras na mata e toras já empilhadas para o transporte. À margem de um riacho, havia alojamentos para trabalhadores.
Segundo o Ibama, a Arco de Fogo chegou ao acampamento clandestino ainda de madrugada, em dez carros. No local, havia gerador de energia, bomba d'água, radiocomunicação e até máquinas de lavar roupa.
Foram apreendidos seis tratores, três camionetes, duas motos, sete motosserras, um revólver e uma espingarda.
Rondônia
O Ibama forneceu hoje o primeiro balanço da operação Arco de Fogo em Machadinho D'Oeste, Rondônia. Encerrada hoje, a fiscalização resultou em 97 multas, totalizando R$ 15 milhões. Ao todo, foram apreendidos 3.000 metros cúbicos de madeira ilegal - suficiente para encher 133 caminhões.
Oito empresas foram interditadas por irregularidades na documentação e por não comprovarem a origem das madeiras no pátio. De 55 empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal, 23 foram desativadas e serão bloqueadas.
RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co