Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Frio de 12°C e sensação térmica de 04°C em Rondônia


 
Os ventos fortes durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã deste sábado deram uma sensação térmica de frio sulino em plena região amazônica.

Daniel Panobianco – A temperatura despencou em praticamente todo o Estado de Rondônia, assim como previa o CPTEC/INPE e INMET há mais de uma semana. Com a cobertura de nuvens baixas e ventos constantes e moderados soprando de Sudeste, a sensação foi de muito frio, principalmente no sul do Estado.

Na cidade de Vilhena, a temperatura ontem às 22 horas já era de apenas 12°C no aeroporto Brigadeiro Camarão. Pouco depois da meia-noite, um forte nevoeiro reduziu a visibilidade horizontal para apenas 500 metros na área, o que aumentou ainda mais o ar de friagem intensa.

Às 6h15min de hoje, a mínima absoluta chegou a marcar apenas 11,8°C, a menor temperatura desde o dia 10 de maio de 2006, quando a mínima na cidade chegou a 09,5°C.

Devido aos ventos constantes, entre 25 e 27 km/h, a sensação térmica nesse patamar foi de apenas 04°C. A sensação térmica é calculada com as variáveis de temperatura ambiente e velocidade do vento em metros por segundo, que depois é convertida em quilômetros por hora. 1 m/s equivale a aproximadamente 3,6 km/h.

Em Cacoal, o frio chegou a 12°C, assim como em Pimenta Bueno e Rolim de Moura. Nestas duas cidades, o vento esteve mais fraco, mas a sensação foi de muito frio, cerca de 06°C entre as 5 e 6 horas.

Na região central do Estado o ar gelado trazido pela quarta friagem de 2008 mudou a rotina de todos. Em Presidente Médici, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, a mínima foi de apenas 12°C, com sensação de 08°C às 6 horas.

Entre Jaru e Ariquemes, regiões tradicionalmente muito quentes em Rondônia, a mínima oscilou entre 13°C e 14°C.

Na fronteira com a Bolívia, Costa Marques registrou mínima de 13°C, mas como os ventos sopraram com intensidade pela calha do rio Guaporé, a sensação foi de 09°C.

Em Guajará-Mirim, o frio nas primeiras horas foi de 14°C.

Até mesmo em Porto Velho, o ar polar conseguiu provocar influências, embora com bem menos intensidade que no interior. A mínima no aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira foi de 17,5°C e na estação automática do INMET na Embrapa, Zona Sul, a mesma chegou a 17°C.

Previsão
O ar gelado continua em Rondônia neste sábado, onde as temperaturas máximas mais uma vez devem ser muito baixas. O sol dificilmente aparecerá, pois ainda há muita nebulosidade em todas as regiões, mas mesmo que apareça, o calor não voltará.

Na madrugada de domingo volta a fazer frio e no decorrer do primeiro dia de junho, as temperaturas durante o dia voltam a subir gradativamente, segundo previsões do CPTEC/INPE.

Dados: CPTEC/INPE – INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)