Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Descobertas novas espécies de plantas em Rondônia


Gilberto Costa  - Da Rádio Nacional da Amazônia
Brasília - Cientistas do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) descobriram este ano quatro espécies de aves, dois macacos, um esquilo, dezenas de tipos de aranha e diversas plantas, entre elas duas palmeiras, que o homem ainda não havia catalogado.
Essas descobertas são resultado de duas expedições ao sudeste da Amazônia, em dois pontos do trecho de terra existente entre os rios Purus e Madeira, nos estados do Amazonas e Rondônia.
Em um total de 46 dias divididos entre os meses de abril, maio e julho, cerca de 30 pesquisadores percorreram locais em que o homem nunca esteve, ou que pelo menos não há registro de presença humana nos últimos 100 anos, nem mesmo de populações indígenas.
A área pesquisada pode ser considerada uma das mais ricas em diversidade de fauna e flora da Amazônia, como explica o pesquisador do Departamento de Ecologia do Inpa, Mário Cohn-Haft, responsável pelas expedições.
"O que tem é uma diversidade muito grande de ambiente em uma região relativamente pequena, que faz com que você possa encontrar muitas espécies relativamente perto uma da outra sem ter que andar grandes distâncias para encontrar diferentes ambientes", informou.
A biodiversidade verificada na pesquisa, no entanto, está ameaçada. A área será cortada pela BR 319 e pelo gasoduto que ligará Urucu (AM) a Porto Velho (RO), além de ser afetada pela construção das hidrelétricas no Rio Madeira.
Os maiores riscos são de invasão de terras estimulada com a construção e funcionamento dos empreendimentos; e da atividade agrícola. Na área pesquisada há muitas campinas, que grileiros e invasores acabam escolhendo por causa da vegetação baixa.
Segundo os especialistas, esses campos naturais são muito ricos em biodiversidade, mas não são propícios para a atividade agrícola, como detalha o cientista Mário Cohn-Haft. "Na verdade, esses campos são difíceis de cultivar. São alagadiços e encharcam em toda época chuvosa. O solo é ruim, ácido e arenoso, e demandam muito tratamento para servir para agricultura e depois disso são abandonados".
O pesquisador do Inpa acredita, no entanto, que é possível contornar impactos indiretos dos empreendimentos e evitar as atividades econômicas que agridem o meio ambiente.
Os resultados das expedições poderão ser usados para processos de licenciamento ambiental na região e para a criação de novas unidades de conservação pelo Ibama e pelas secretarias de meio ambiente dos estados.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)