Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Aguaceiros causam transtornos no interior de Rondônia


O sábado foi marcado por intensos temporais em diversos pontos do Estado. Em algumas cidades houve estragos devido à força do vento e da enxurrada.

Daniel Panobianco - O inicio da estação chuvosa começa a todo vapor em Rondônia. Não há canto nenhum desse Estado que esteja imune dos temporais severos e dos prejuízos provocados pela adversidade do tempo. E é nessa época do ano em que as lojas de materiais de construção mais lucram, principalmente com a venda de telhas, que são danificadas pelos vendavais. Só na semana que se finda, oito municípios foram atingidos pelos temporais, alguns com registros de estragos causados pela força do vento como Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho.

Neste sábado, o intenso calor logo nas primeiras horas do dia e a umidade relativa do ar elevada, já indicavam que a parte da tarde seria de chuvas e trovoadas em muitos pontos. Na capital, por exemplo, às 8 horas, os termômetros já indicavam 29°C de temperatura, segundo dados de METAR.

Pouco tempo depois do meio-dia, a chuva caiu com intensidade moderada sobre Porto Velho, principalmente na Zona Norte. Alguns bairros registraram alagamentos de ruas e avenidas. Os mesmos dados de METAR do aeroporto Governador Jorge Teixeira, indicaram rajadas de ventos.

Entre as 15 e 16 horas, as nuvens fecharam o tempo mais uma vez no centro-sul do Estado. A cidade que Cacoal, que ainda está se recuperando do temporal de quinta-feira, mais uma vez foi atingida por chuvas fortes. Alguns bairros tiveram fortes enxurradas e igarapés transbordaram rapidamente isolando famílias. O sistema hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE indicou às 16 horas (local), núcleos de chuva sobre a cidade de até 50 milimetros por hora, o que é considerado muito forte.

A mesma célula de tormentas que atingiu Cacoal deslocou-se para o interior dos municípios de Ministro Andreazza e Presidente Médici, também provocando muita chuva, ventos fortes e grande atividade elétrica (raios). Por volta das 18 horas, o núcleo mais intenso já estava no município de Ji-Paraná causando chuva por demais localizada e intensa nas imediações do Distrito de Nova Colina. O nível do rio Leitão, entre Presidente Médici e Ji-Paraná subiu quase um metro em questão de horas, dificultando o trânsito em algumas linhas da região.

No oeste do Estado, Costa Marques e o Distrito de Surpresa, ao sul de Guajará-Mirim, também não ficaram livres das fortes chuvas. Na região do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, os mesmos hidroestimadores de chuva colocaram pancadas entre 35 e 50 mm/h.
No Cone Sul, a cidade de Vilhena também registrou pancadas fortes de chuva em praticamente todos os bairros. A temperatura máxima que alcançou 29°C, pouco depois das 18 horas, já havia despencado para 21°C. Na hora do temporal, o volume de água foi tanto, que a visibilidade horizontal no aeroporto local foi restrita a 2000 metros.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Presidente da FIERO participa da 62ª sessão da Convenção-Quadro da ONU sobre mudança do clima (SB62) em Bonn

Mais de 190 países se reuniram para destravar temas importantes da agenda climática, e setor produtivo de Rondônia, por meio do presidente da Federa

"Missão ASL em Rondônia reforça compromisso com a restauração da Amazônia e geração de renda para comunidades locais

"Missão ASL em Rondônia reforça compromisso com a restauração da Amazônia e geração de renda para comunidades locais

A Ecoporé recebeu a Missão de Supervisão e Apoio à Implementação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) em Rondônia. A agenda fa

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)