Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Acampamento Verde atende centenas de famílias em Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre


Bombeiros mostram manobras para controlar fogo. Atividades para prevenção e combate às queimadas foram destacadas - Gente de Opinião
Bombeiros mostram manobras para controlar fogo. Atividades para prevenção e combate às queimadas foram destacadas

O que parecia ser apenas uma ação educativa sobre meio ambiente e preservação acabou se tornando numa das mais importantes iniciativas sociais do Governo de Rondônia e seus parceiros, que levou saúde e dignidade para centenas de famílias dos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, no período de 23 de julho a 1º de agosto, no projeto do Acampamento Verde, inserido no Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Estado.

Houve vários atendimentos relacionados ao CadÚnico, título eleitoral e emissão de CTPS

Em relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), os órgãos que integram a missão do Acampamento Verde apresentam um resultado com centenas de atendimentos na área da saúde, como testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C e tipagem sanguínea, realizados por um grupo de acadêmicos de uma instituição de ensino superior. Também foram realizados, em Extrema, por técnicos da Vigilância e da Secretaria de Saúde de Porto Velho 21 testes de covid-19 e 232 testes rápido de glicemia/sífilis/HIV/hepatite B, além de testes de malária e orientação sobre prevenção do mosquito.

O mesmo relatório indica também que no setor de saúde foram realizados testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C); glicemia e tipagem sanguínea, num total de 277 atendimentos, sendo: 65 consultas médicas, 60 procedimentos, 10 testes rápido de covid e 7 atendimentos de preventivo, em Nova Califórnia.

IDENTIDADE E TÍTULO ELEITORAL

Da mesma forma o grupo de técnicos e profissionais de outras áreas do Governo do Estado e Prefeitura realizaram nada menos de 150 atendimentos para emissão de carteiras de identidade e uma média de 60 orientações para baixar a carteira de trabalho digital, realizado pelo Sine/Semdetur e Tudo Aqui, 45 Carteiras de Trabalho (impressa) e 65 passes-livres realizados pela equipe do Tudo Aqui, em Extrema.

Os atendimentos abrangeram também a emissão e 85 transferências de título de eleitor e 26 cadastros únicos (CadÚnico) realizados pela equipe da administração local, 68 emissões de carteira de identidade e uma média de 20 orientações para baixar a carteira de trabalho digital, realizado pelo Sine/Semdestur, em Nova Califórnia. Esses mesmos atendimentos e serviços foram prestados à comunidade de Vista Alegre do Abunã, com a mesma equipe do Acampamento Verde.

Outra atividade importante e de impacto realizada foi a chamada “busca ativa”, coordenada pelo Corpo de Bombeiros e que envolveu técnicos da Sedam, secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Semagric) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), responsáveis por passar importantes orientações sobre alternativas de proteção ao meio ambiente.

A equipe da busca ativa visitou vários agricultores, levando informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo, projetos ambientais entre outras informações pertinentes à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. Também foi realizado um chamamento no primeiro dia da ação onde várias equipes percorreram a cidade orientando a população, bem como divulgando a ação que seria desenvolvida, sendo muito bem recepcionado pelos moradores.

Governo orientou sobre a importância de evitar e controlar queimadas

PROPOSTA

O Acampamento Verde é uma proposta de trabalho integrado, tendo a finalidade de desenvolver diversas ações evolvendo vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de iniciativa privadas. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população, por meio de atividades de educação ambiental para prevenção e combate às queimadas, alternativas ao uso do fogo, na produção, orientação sobre primeiros socorros entre outras.

Iniciativa de grande alcance social, o projeto Acampamento Verde é integrado pelas secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater, Corpo de Bombeiros Militar, Eletrobrás e Eletronorte e por instituições de ensino superior. Também integram o projeto, os órgãos municipais Sema, Semagric, secretarias da Saúde (Semusa), Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sine/Semdestur), Assistência Social (Semasf), Educação (Semed) e Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).

Durante todo o período de realização do Acampamento Verde foram adotados todos os protocolos de enfrentamento e combate à covid-19, recomendados pelas autoridades de saúdes, como aferições de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara e o distanciamento de um metro entre as cadeiras para os atendimentos.

Mais Sobre Meio Ambiente

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari

Neste último sábado, dia 20/11, o município de Candeias do Jamari realizou mais uma ação do Cidade Limpa – projeto turístico baseado no princípio da

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia obteve no Tribunal de Justiça a inconstitucionalidade da Lei Complementar Estadual nº 1.089/21, no trecho que alter

Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente

Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente

O sábado será o dia do Mutirão de limpeza em Candeias do Jamari, que pretende unir toda a cidade para ajudar a manter a cidade mais limpa a fim de i

Voluntários recolhem mais de uma tonelada de resíduos sólidos do rio Pacaás Novos em Guajará-Mirim

Voluntários recolhem mais de uma tonelada de resíduos sólidos do rio Pacaás Novos em Guajará-Mirim

Cerca de 1300 quilos de lixo foram recolhidos do rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim, durante a 3ª edição do Programa “Rios + Limpos”, do Ministério do