Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

PUC-SP lança livro que celebra a pluralidade dos estudos semióticos no Brasi

“Entre semióticas” reúne autores nacionais e internacionais desatacando as três linhas teóricas que consolidaram o Programa de Comunicação e Semiótica da universidade como referência no país


PUC-SP lança livro que celebra a pluralidade dos estudos semióticos no Brasi - Gente de Opinião

A semiótica, entendida como o estudo das múltiplas formas de produção de sentido que atravessam a cultura, a linguagem e a vida social, ganha uma nova contribuição no cenário acadêmico brasileiro. No próximo dia 15 de abril, às 18h, será lançado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o livro “Entre semióticas”, publicado pela editora Estação das Letras e Cores e organizado pelos professores Ana Claudia de Oliveira, Amálio Pinheiro e Lucia Santaella — três nomes centrais no desenvolvimento da área no país.

A obra apresenta matrizes das principais vertentes semióticas cultivadas no Brasil, com especial atenção às três linhas que fizeram história no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP: a sociossemiótica, a semiótica da cultura e a semiótica peirciana. O livro é, ao mesmo tempo, homenagem, testemunho e atualização crítica de um campo em constante movimento.

“Este é um livro que fala tanto da história quanto do presente da semiótica. Ele mostra como essa teoria da comunicação se expandiu, dialogou com outras disciplinas e hoje ocupa um lugar de relevância em pesquisas que vão da literatura às redes digitais”, afirma Lucia Santaella, referência internacional nos estudos peircianos.

Na parte dedicada à sociossemiótica, Ana Claudia de Oliveira destaca que essa vertente, com base em Greimas e renovada por Eric Landowski, tem contribuído há décadas com uma visão crítica sobre o social como construção de sentido. “Mais do que refletir a sociedade, o discurso a constrói”, resume a pesquisadora.

Já na seção sobre a semiótica da cultura, Amálio Pinheiro enfatiza a potência de uma visão que transcende dualismos rígidos. “Trata-se de uma semiótica que lida com a convivência entre previsível e imprevisível, entre tradição e fluxo migrante de objetos e linguagens. Uma forma de pensar o mundo onde o binarismo já não basta”, explica.

Na parte dedicada à semiótica peirciana, Santaella ressalta o legado criativo de Charles S. Peirce e sua atualidade para pensar os desafios do presente. “A obra de Peirce nos oferece instrumentos valiosos para lidar com os impasses da contemporaneidade, sem cair em reducionismos. Seu pensamento continua abrindo caminhos para novas leituras e invenções, tanto nas artes quanto nas ciências”, pontua.

Com textos de autores como Eric Landowski, Winfried Nöth, João Queiroz, Yvana Fechine, Juliana Rocha Franco, Abreu Paxe e outros nomes do cenário nacional e internacional, “Entre semióticas”aborda temas que atravessam os estudos culturais, os regimes de sentido, a tradução intersemiótica e os desafios epistemológicos e comunicacionais do mundo atual.

SOBRE O PROGRAMA

Criado na década de 1970, o Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP é reconhecido por ter sido o primeiro no Brasil a colocar a semiótica no centro das discussões comunicacionais. Inicialmente focado na teoria literária, o programa se consolidou como um espaço de inovação teórica, onde diferentes correntes da semiótica passaram a se nutrir mutuamente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

A banda Nitro, sempre na vanguarda do rock nacional, é uma das maiores bandas do Norte brasileiroOuça agora o single  Reconhecida como uma das princip

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

O que começou com três amigas apaixonadas pela pesca se transformou em um verdadeiro movimento de união, protagonismo e conexão com a natureza.Essas

Liderança Disruptiva: a conquista  começa  na mudança  da sua mente

Liderança Disruptiva: a conquista começa na mudança da sua mente

A obra "Liderança Disruptiva" de Ernandes Costa apresenta uma abordagem inovadora sobre como liderar em tempos de mudança e incerteza. Segundo Costa

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Márcia Tesser é um exemplo inspirador de mulher que não se limita a uma única área de atuação. Além de ser uma escritora talentosa, ela é uma profis

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)