Porto Velho (RO) domingo, 27 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

Lançamento oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO


Lançamento  oficial: obra Litera-rios será lançada hoje pelo SESC RO - Gente de Opinião

A escritora Elysmeire Pessoa, convida para o Lançamento oficial da sua obra: Litera-rios, hoje no SESC RO, situado na Av Presidente Dutra, 2765, Centro, às 19:00h em nossa capital.

Sobre a obra Litera-rios

 Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura: um estudo sobre 'Amazonas, pátria das águas' de Thiago de Mello

"Litera-rios - O fluir e influir dos rios na literatura” é uma obra que nos inspira a navegar pelas águas literárias, em especial da literatura amazônica. Águas que em sua ação dialética de cheia e seca, vida e morte, permeiam os espaços de todos os seres que vivem nessa região, se manifestando também, na escrita literária. Nessa dinâmica, as correntezas que movimentam o barco e o impulsionam para seu destino, podem ser percebidas na força e fluência da construção textual da obra e também de sua fundamentação teórica, evidenciando que mesmo em meio aos banzeiros de um contexto de colonização vivenciados na Amazônia, a literatura dessa região busca a resistência, a subversão das forças opressoras, fortalecendo as vozes e os valores culturais dessa região. É rio que se faz literatura e a literatura que se faz rio, no movimento “litera-rios” como é destacado pela autora. O livro deriva da dissertação “Amazonas, pátria da água: Um mergulho poético-imagético na escrita e na memória amazônida de Thiago de Mello”, premiada em 2023, com o prêmio UNIR de melhor dissertação e tese, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), escrita sob a orientação da professora doutora Mara Genecy Centeno Nogueira.

Elysmeire Pessoa - Gente de Opinião
Elysmeire Pessoa

A escrita de Elysmeire Pessôa, portovelhense do rio Madeira e neta de ribeirinhos, é um convite para conhecermos as águas amazônicas que nos conduzem na forma de litera-rios, manifestando a essencialidade da cultura e identidade amazônica.

Sobre a AJEB RONDÔNIA

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil /Coordenadoria Rondônia, foi criada há 2 anos e atualmente  foi destaque  com lançamentos das obras  das escritoras  em Trinidad/ Beni - Bolívia, Bienal Internacional de São  Paulo,   em  Santa Maria de Castellabate  e Portoguaro na Itália   e estamos   abrindo  caminhos  para que as Escritoras  Rondonienses  sejam destaque pelo mundo, citou Izabel Cristina Presidente Coordenadora da AJEB RONDÔNIA.  E também agradece, todo o apoio da AJEB NACIONAL através da Renata Dal-bo Presidente  e das demais Presidentes Coordenadoras do Brasil e  associadas.

A AJEB RONDÔNIA tem um papel de destaque  no território nacional, pois 2024 ficará marcado  em nossas memórias  pelo projeção  nacional e internacional  de participarmos com a maior delegação entre os estados do Brasil com 25 escritoras da AJEB-RO  e uma correspondente  internacional  e associada  Vanessa Noronha Tölle , Presidente da VEREI  PAPAGAIO   e do Festival Cultural do Brasil em Viena, e da Erika Mertens Nuñez Vela, escritora Boliviana Membro Honorária  da AJEB RONDÔNIA  por ser patrocinadora  da Exposição Amazônia em Cores,  da Escritora  e Artista Plástica  Maria Regina Crema,  membro  associada da AJEB-RO.

[14/11, 08:08] Izabel Cristina: Para Escritora Elysmeire Pessoa, só quero agradecer pelo ano de 2024, por tantas conexões, conquistas e encontros. E em especial a parceria do Sistema Fecomércio/ SESC RO pelo apoio a Escrita Feminina como também, da Universidade Federal de Rondônia e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria Rondônia AJEB-RO.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondofest realiza neste sábado sua última eliminatória

Rondofest realiza neste sábado sua última eliminatória

Mais uma vez o Projeto Registro Cultural leva música aos bairros de Porto Velho. Neste sábado, 26 de abril, a partir das 18h00, realiza-se na praça

Anderson Benvindo apresenta Igapós no Espaço Alternativo

Anderson Benvindo apresenta Igapós no Espaço Alternativo

Neste 21 de abril, às 17h30, o Espaço Alternativo de Porto Velho será palco da primeira apresentação pública do Projeto Sol Nascente. A iniciativa p

Sebrae e Senac serão palcos de experiências criativas durante o World Creativity Day em Porto Velho

Sebrae e Senac serão palcos de experiências criativas durante o World Creativity Day em Porto Velho

A capital rondoniense já está se preparando para o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day - WCD), maior festival colaborativo de criativi

World Creativity Day 2025 movimenta Porto Velho a partir do dia 21

World Creativity Day 2025 movimenta Porto Velho a partir do dia 21

O maior festival colaborativo de criatividade do planeta, o World Creativity Day 2025, será realizado em Porto Velho entre os dias 21 e 23 de abril.

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)