Quinta-feira, 11 de julho de 2024 - 17h41
Em 1958 o garoto de 17 anos incompletos foi campeão do mundo, que se curvou ente a genialidade dele, com certeza o brasileiro mais conhecido no Planeta, Pelé, atleta numa época em que a única preocupação deles era jogar bola e honrar o Brasil.
Em 1962 no Chile, quando jogou apenas uma partida e um pedaço da outra, já era chamado “melhor jogador do mundo”. Em 1966 não foi muito longe, depois da caçada que o impuseram a defesa portuguesa e um árbitro, digamos, com problema de visão.
Em 1970 esteve até ameaçado de dispensa da seleção brasileira – outro foi Tostão, mas acabaram indo para o México, onde ganharam a Taça que (a irresponsabilidade?) da entidade responsável pela guarda do troféu, permitiu ser roubada.
Era destino, ou o Maracanã veria as maiores exibições de Pelé? O milésimo gol, o gol contra o Paraguai na eliminatória para a Copa de 1970, o dia em que a rainha da Inglaterra fez questão de ver um jogo de Pelé etc.
Em 1980 a revista francesa L’Équipe, ouvidos 20 jornalistas esportivos de países diversos, concedeu-lhe o título de “Champion du Siècle” (Campeão do Século), no Brasil “Atleta do Século”, - batendo outras lendas de esportes diversos, como Jesse Owens (2º - EUA – 4 ouros olímpicos), o ciclista Edouard Merckx (3º - belga - 5 vezes campeão do “Tour de France”).
Em 1999 Pelé seria escolhido, sem nunca ter participado de qualquer Olimpíada, como o “Atleta do Século, pelo Comitê Olímpico Internacional, numa votação com 200 presidentes de comitês olímpicos nacionais.
Nessa votação Pelé superou: Muhammad Ali (boxe - EUA , ouro em Roma 1960), Carl Lewis (atletismo – EUA, nove ouro olímpicos em 4 Jogos), Michael Jordan (basquete – EUA, ouro olímpico/Barcelona 1992), Mark Spitz (natação – EUA, sete ouros em Munique-1972).
Nunca neguei: Não gosto de futebol, mas dava gosto ver a seleção jogar, com Garrincha e Pelé como a de 1958, ou a de 1970, tida por muitos como a melhor seleção de todos os tempos, onde ponteava o tricordiano Edson Arantes do Nascimento.
Só para lembrar: há 26 anos o tricordiano mais famoso do mundo era eleito “Champion du Siècle”.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início nesta sexta-feira (23) à edição 2025 dos Jogos Escolare
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos
Neste domingo, o Balneário Paraíso Tropical foi palco da II Copa Triathlon Cidade de Porto Velho, reunindo dezenas de competidores em um evento marc
Revista Versões Ausentes enaltece desportistas de Rondônia em sua terceira edição
Está disponível a versão digital da terceira edição da revista Versões Ausentes. A revista é uma produção de estudantes da Universidade Federal de R
Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM
A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por