Domingo, 12 de fevereiro de 2012 - 11h40
NELSON BARROS NETO
Folha.com
Um clássico quase cancelado por fatores extra-campo será exaltado hoje exatamente por causa disso na Bahia.
Vinte e uma horas depois da greve dos policiais militares no Estado, o encontro dos técnicos, craques da Copa de 1982, Falcão e Cerezo, está sendo vendido localmente como um momento de trégua: o "Ba-Vi da paz".
E remeterá a um dos últimos momentos de futebol-arte em um Brasil que agora acompanha, invejoso, o sucesso do Barcelona campeão do mundo jogando bonito.
Na mesma Espanha do Barça de Messi, Paulo Roberto Falcão, 58, e Toninho Cerezo, 56, foram os personagens do último gol da seleção naquele Mundial --o terceiro de Rossi, logo depois, desempatou a partida e classificou a Itália para as semifinais.
O meio-campo do time comandado por Telê Santana ainda tinha Sócrates e Zico.
Trinta anos depois, eles (também colegas na Roma) vão se enfrentar pela primeira vez na beira do gramado.
E logo na estreia de Falcão como treinador do Bahia, que viu Joel Santana pedir demissão para rumar ao Flamengo.
"Cerezo é um 'parceiraço'. Futebol tem dessas coisas e ele nunca vai ser um inimigo, só um adversário. É um irmão para mim", vem afirmando Falcão desde que foi apresentado, na terça-feira, acompanhado por palavras quase idênticas as do atual rival.
O ídolo do Internacional, onde trabalhou por três meses em 2011, quando decidiu abandonar a carreira de comentarista esportivo da TV Globo, aproveitou para citar a greve da polícia, na sexta, em sua última fala antes do jogo no estádio de Pituaçu.
"O clássico não precisa de chamada. Eles [torcedores] sabem da importância do confronto, até mesmo pelo momento vivido aqui", disse.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início nesta sexta-feira (23) à edição 2025 dos Jogos Escolare
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos
Neste domingo, o Balneário Paraíso Tropical foi palco da II Copa Triathlon Cidade de Porto Velho, reunindo dezenas de competidores em um evento marc
Revista Versões Ausentes enaltece desportistas de Rondônia em sua terceira edição
Está disponível a versão digital da terceira edição da revista Versões Ausentes. A revista é uma produção de estudantes da Universidade Federal de R
Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM
A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por