Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Comissão de Esporte aprova PL da deputada Mariana Carvalho que garante recursos para o esporte feminino


Proposta prevê destinação de pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – verba essa proveniente dos lucros das loterias federais. - Gente de Opinião
Proposta prevê destinação de pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – verba essa proveniente dos lucros das loterias federais.

A Comissão de Esporte da Câmara aprovou, nesta terça-feira (30), parecer favorável ao Projeto de Lei 4089/19, da Deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que assegura a destinação para as modalidades esportivas femininas de pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – verba essa proveniente dos lucros das loterias federais.

A autora explica que o intuito é tornar mais justa a distribuição dos recursos destinados ao esporte e ressalta que a proposta não diz respeito à ampliação de despesas pelo Poder Público. “Apenas busca equilíbrio, incentivando e motivando a participação feminina no esporte”.

Mariana destaca que o esporte ainda recebe pouco incentivo no Brasil e que em relação às modalidades femininas a questão é ainda mais grave. Atualmente, uma pequena parte dos recursos das loterias é destinada ao esporte.  Mas não há nada que garanta sua aplicação no esporte feminino. 

“Foi pensando nisso que apresentei o Projeto de Lei, para que pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo COB e CBP vá para o esporte feminino”, explicou a deputada. 

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, em 2017, os repasses a ao COB e ao CBP totalizaram mais de R$ 350 milhões. “É importante garantirmos que parte desse recurso seja aplicado no financiamento de modalidades esportivas praticadas por mulheres, como forma de minimizar a desigualdade de apoio em relação ao esporte masculino”, reforçou Mariana.

Em seu parecer, o relator, Deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), afirmou concordar com a autora que os recursos destinados para o desenvolvimento do esporte feminino no Brasil ainda são pouco expressivos, sobretudo quando comparados aos valores costumeiramente destinados ao esporte masculino. 

A proposta também já havia sido aprovada pela Comissão da Mulher em outubro de 2019, quando receber parecer favorável da Deputada Rose Modesto (PSDB-MS). O texto segue para análise da CCJ e em seguida do Plenário da Câmara. 

(Foto extraída do site Agência Patrícia Galvão)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Integrantes da delegação esportiva do Estado de Rondônia, composta por 49 atletas e um técnico, receberam incentivo do Governo de Rondônia para part

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)