Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 - 16h12
Muita gente foi ao anfiteatro do Parque da Cidade no final da tarde de sexta-feira, dia 25, participar do baile da Tenda do Esporte, uma aula temática de dança de salão promovida pela prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes (Semes), em parceria com a Fundação Cultural Municipal Iaripuna e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo foi oferecer ao público atividades para fortalecer a convivência social, dentro do Projeto Tenda Esporte e Academia Alternativa.
A atividade também faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece no mundo inteiro no final de novembro. Conforme a coordenadora do Projeto, Alda Cristina Barbosa, o baile reuniu o pessoal que participa das aulas de dança de salão que ocorrem durante a semana no Parque, mas também foi aberta ao público em geral.
Entre os ritmos preferidos estavam o forró, dance, retrô, samba e boleros. Cada participante recebeu de presente um CD com as principais músicas tocadas durante o baile. O material foi oferecido pela Fundação Iaripuna, e serviu como recordação da festa. “Nosso foco é a qualidade de vida das pessoas. Pretendemos realizar esse baile todos os anos, entrando par ao calendário oficial da cidade”, salientou a secretária adjunta da Semes, Cleidemara Alves.
Para receber os dançarinos, o anfiteatro recebeu uma decoração especial. O carro de som que divulga a coleta seletiva do lixo pela cidade foi usado para animar a festa. Como ocorre todos os dias de segunda a sexta-feira no parque, outras quatro atividades foram oferecidas ao público, no escritório do Parque, ao lado do anfiteatro. Fisioterapeutas, professores de educação física e estagiárias de nutrição e enfermagem prestavam orientações sobre saúde, exercícios físicos, alimentação e aferição da pressão arterial. Duas vezes por semana, o projeto oferece também ginástica localizada e alongamento. “Nosso público é bastante variado, com pessoas dos 8 aos 80 anos”, lembrou Cleidemara.
Estagiária de Nutrição, Alessandra Ailime destacou que a reeducação alimentar, alterando os hábitos à mesa, é o primeiro passo para quem busca por mais qualidade de vida. Tanira Monteiro, estudante de enfermagem, conta que a avaliação serve para descobrir se a pessoa está apta para iniciar com os exercícios. O árbitro de futebol profissional e professor de educação física Arnildo Lino dos Santos dá dicas sobre como se exercitar da forma adequada, conforme a idade da pessoa, e aconselha a todos 30 minutos de atividades diárias.
O policial militar Elias neves, de 51 anos, que freqüenta as aulas de dança durante a semana, foi ao parque dançar com as colegas. “A cidade ganhou esse importante espaço para o entretenimento. A prefeitura está de parabéns”, disse. Julio Vaz, de 30 anos, levou a filha, a pequena Luci Marildes, de 8 anos, ao baile. Mas a menina ficou nas arquibancadas, onde muita gente acompanhou o baile. “A mãe está viajando, não pode vir”, explicou ela. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, setor da prefeitura ligado ao Gabinete do Prefeito, foi ao Parque participar da abertura do evento, e acabou participando das aulas de dança junto ao público. “Integração social e diversão, lazer, são fundamentais para a qualidade de vida”, salientou.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Quintela
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início nesta sexta-feira (23) à edição 2025 dos Jogos Escolare
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos
Neste domingo, o Balneário Paraíso Tropical foi palco da II Copa Triathlon Cidade de Porto Velho, reunindo dezenas de competidores em um evento marc
Revista Versões Ausentes enaltece desportistas de Rondônia em sua terceira edição
Está disponível a versão digital da terceira edição da revista Versões Ausentes. A revista é uma produção de estudantes da Universidade Federal de R
Ferroviário é campeã feminino da Copa FEM
A equipe feminina do Ferroviário Atlético Clube foi a grande campeã da Copa FEM realizada entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio do Fidoca, em Por