Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Atletas brasileiras dão show em Tóquio, mas esporte feminino precisa de recursos e incentivo no Brasil

PL da deputada Mariana Carvalho pretende garantir uma fonte de recursos para as modalidades femininas


Atletas brasileiras dão show em Tóquio, mas esporte feminino precisa de recursos e incentivo no Brasil - Gente de Opinião

As atletas brasileiras bateram o recorde de medalhas já conquistas pela delegação feminina do Brasil em uma Olimpíada. Já são oito medalhas conquistadas pelas mulheres, superando a marca do torneio de Pequim, quando conquistaram sete. Além disso, a maioria das medalhas de ouro foram alcançadas por elas. Mas, a realidade do esporte feminino no Brasil está muito longe de ser a ideal. Pouco incentivo, recursos escassos e preconceito ainda são entraves. 

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende garantir uma fonte de recursos permanente para as modalidades femininas. É o PL 4089/19, da Deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que assegura a destinação de pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – verba essa proveniente dos lucros das loterias federais.

A autora explica que o intuito é tornar mais justa a distribuição dos recursos destinados ao esporte e ressalta que a proposta não diz respeito à ampliação de despesas pelo Poder Pùblico. “Apenas busca equilíbrio, incentivando e motivando a participação feminina no esporte”.

Mariana destaca que o esporte ainda recebe pouco incentivo no Brasil e que em relação às modalidades femininas a questão é ainda mais grave. Atualmente, uma pequena parte dos recursos das loterias é destinada ao esporte.  Mas não há nada que garanta sua aplicação no esporte feminino.

“Foi pensando nisso que apresentei o Projeto de Lei, para que pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo COB e CBP vá para o esporte feminino”, explicou a deputada.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, em 2017, os repasses ao COB e ao CBP totalizaram mais de R$ 350 milhões. “É importante garantirmos que parte desse recurso seja aplicado no financiamento de modalidades esportivas praticadas por mulheres, como forma de minimizar a desigualdade de apoio em relação ao esporte masculino”, reforçou Mariana.

O Projeto já foi aprovado pelas comissões de Direitos da Mulher e de Esporte. Em seu parecer, o relator na comissão de Esporte, Deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), afirmou concordar com a autora que os recursos destinados para o desenvolvimento do esporte feminino no Brasil ainda são pouco expressivos, sobretudo quando comparados aos valores costumeiramente destinados ao esporte masculino.

O projeto está atualmente parado na Comissão de Constituição e Justiça. A relatora no colegiado é a deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Atleta de Rondônia incentivado pelo “Pró-Atleta” conquista o ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu

Assistido pelo Programa Pró-Atleta do Governo de Rondônia, o esportista Ângelo Rafael, garantiu a medalha de Ouro no PAN 2024 de Jiu-Jitsu, consider

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

Rondoniense com incentivo do “Pró Atleta” conquista título no Triatlo Capixaba de Ferro disputado no Espírito Santo

No domingo (17), em Vitória (ES), aconteceu o “Triatlo Capixaba de Ferro”, que contou com a participação de mais de 500 competidores de 26 estados

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Seis judocas da Banzai foram classificados para o Brasileiro

Como sempre, a Banzai Judô fez bonito, dessa vez, foi no município de Colorado do Oeste, onde no último final de semana,  dos 10 atletas da tradicion

Paris 2024

Paris 2024

SURFEGabriel Medina (FOTO), que vai à sua 2ª Olimpíada, tentará sair da deste ano com uma medalha é o terceiro nome brasileiro classificado para Paris

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)