Porto Velho (RO) sábado, 19 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Aikido na Shin


O Aikido, tradicional forma de defesa pessoal oriunda do Japão, ganha novos adeptos em Porto Velho após a sua implantação na Academia Shin.

O professor Paulo Nascimento, psicólogo, com trinta anos de experiência no ensino dessa modalidade, explica que o Aikido não é um estilo de luta marcial e também não é um esporte de competição, já que seu objetivo não é derrotar o outro, mas sim derrotar as características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude. Diferentemente de outras escolas de lutas marciais, no Aikido não existem "sparring" ou adversários e o treinamento se desenvolve num clima de cooperação, em ritmo adequado às habilidades de cada um – explica o professor.

As técnicas do Aikido são compostas de movimentos elegantes, circulares, que imitam os movimentos das espadas dos lendários samurais, com o objetivo único de interceptar um ataque, seja à mão livre ou com armas. A leveza dos movimentos leva aos desavisados a acharem que não produzem efeito, porém basta uma pegada no ponto exato e com uma simples torção a pessoa será lançada a alguns metros de distancia e cair retorcendo-se de dor. É por essa razão que os treinamentos exigem muita disciplina e respeito – alerta Paulo. Por essa razão os exercícios de respiração e a meditação fazem parte do treinamento diário do Aikido.

Como não implica em golpes de impacto como chutes e socos, e sim em técnicas de interceptação e imobilização, é indicado para o treinamento policial, consistindo em excelente recurso para dominar uma pessoa agressiva, sem feri-la.

Para conhecer mais sobre essa atividade é só ligar para o número 3224-4601, ou ir pessoalmente à rua Tenreiro Aranha, 3333, no bairro Olaria.

Fonte: Toninha Lima

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho recebe o Meeting Paralímpico 2025 na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Porto Velho será palco de mais uma grande celebração do esporte e da inclusão neste final de semana. A capital rondoniense sedia, neste sábado (12), a

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

Ji-Paraná será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, confirmou que o município será a sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano

Equipe de triathlon de Porto Velho é destaque no 1º Aquatlhon Acreano

Convidado pela Federação Acreana de Triathlon para o 1º Aquathlon – Etapa Rio Branco, o Centro de Treinamento Suasnegs, de Porto Velho, foi destaque

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

Rondônia conquista 25 medalhas no campeonato Brasileiro de Judô Regional IV

No último final de semana, nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Ji Paraná/RO, recebeu 703 atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô R

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)