Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar


TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar - Gente de Opinião

Uma inovadora iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) vai contribuir para ampliar a Busca Ativa Escolar de alunos, em todo o estado. 

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas, gratuitamente, para estados e municípios. 

Ela foi desenvolvida pelo UNICEF e apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, que estão fora da escola ou em risco de abandono. 

Para garantir o direito de meninos e meninas, o TCE-RO atua para ampliar o acesso às vagas na educação infantil. A instituição recomendou o uso de dados nacionais e estaduais para a realização da busca ativa. 

A medida é uma inovação no âmbito dos Tribunais de Contas e se ampara no compromisso com a promoção da equidade, através da valorização e do fortalecimento de práticas que contemplem uma educação para todos. 

COMO OCORRE 

Em relatórios de auditoria, o Tribunal de Contas faz recomendações, aos municípios, voltadas à melhoria dos indicadores da política pública de ensino, particularmente, na educação infantil. 

Uma das recomendações é a mobilização de profissionais da rede de educação e dos órgãos de saúde e assistência social para realizar a busca ativa cadastral de crianças de até 3 anos. 

Essas crianças são de famílias de baixa renda, famílias monoparentais (constituídas por mães solo, sem a presença de companheiro) e domicílios em que as mães trabalham ou precisam contribuir para a renda familiar. 

A orientação é que o trabalho use meios como pesquisa em bases de dados, a exemplo do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de entrevista com os responsáveis familiares. 

A mesma orientação é feita em relação à busca ativa de crianças de 4 a 5 anos, que não frequentam um estabelecimento escolar. É recomendada a utilização de dados do SIAB e do CadÚnico para promover a universalização da pré-escola e acompanhar a permanência das crianças na pré-escola, em especial dos beneficiários de programas de transferência de renda, por parte dos órgãos municipais de educação, saúde e assistência social. 

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA 

É bom lembrar que o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) tem o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes para incluí-las em programas de assistência social e redistribuição de renda. 

O Ministério do Desenvolvimento Social, órgão federal, realiza o acompanhamento de frequência escolar das famílias, que recebem o benefício financeiro. 

Ao aderir ao Programa Bolsa Família, os municípios assumem o compromisso de realizar o acompanhamento do cumprimento das condicionalidades pelas famílias beneficiárias e efetuar os registros correspondentes nos sistemas de informação disponibilizados para esse fim. 

No entanto, como o CadÚnico e o Censo Escolar ainda não estão integrados, as informações da série (etapa) e do código da escola no CadÚnico podem divergir, em alguma medida, das informações processadas de matrículas para o Censo Escolar. 

Por isso, conforme ressalta o TCE-RO, o município deve realizar a busca ativa dessas famílias e atualizar os respectivos cadastros

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)