Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

TCE-RO fecha participação na Feira Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) com palestra e atendimentos


O servidor do TCE-RO, Márcio Alves, ministrou palestra aos participantes da Ferocit em Porto Velho  - Gente de Opinião
O servidor do TCE-RO, Márcio Alves, ministrou palestra aos participantes da Ferocit em Porto Velho
  


O servidor do TCE-RO, Márcio Alves, ministrou palestra aos participantes da Ferocit em Porto Velho

Com a realização da palestra intitulada “A tecnologia como indutora da participação social no combate à corrupção e na efetividade dos gastos públicos”, ministrada pelo servidor Márcio Alves, encerrou-se na última sexta-feira (31), em Porto Velho, a participação do Tribunal de Contas (TCE-RO) na Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia (Ferocit).

Para um público composto principalmente por estudantes, o servidor falou, em sua explanação, sobre o papel fiscalizador do TCE (tanto preventiva quanto corretivamente) e a importância da colaboração da população para a boa execução dessa função, permitindo, entre outros benefícios, a melhoria de serviços públicos como educação, saúde e segurança pública.

A fim de incentivar essa participação, denominada também de controle social, foram citadas ferramentas tecnológicas lançadas pelo TCE, como o portal Tô no Controle – que traz uma gama de informações úteis sobre a gestão dos municípios – e o aplicativo Opine aí – destinado às manifestações a respeito da qualidade dos serviços públicos, consolidando, assim, a cidadania.

Como forma de massificar a mensagem do TCE relativamente à necessidade de participação mais efetiva da sociedade, especialmente dos mais jovens, na fiscalização dos recursos públicos, foi disponibilizado um formulário eletrônico com questões relativas à palestra.

Os participantes que obtiveram melhor desempenho na atividade receberam brindes, sendo eles: Ana Júlia (Escola Barão do Solimões), Ângelo Ferreira (Unir), Carlos Eduardo (Barão do Solimões), Lucas Alves (IFRO/Calama) e Ricardo Dennys (IFRO/Calama).

ATENDIMENTOS

O TCE-RO ainda registrou, ao longo da Ferocit, atendimentos no estande disponibilizado pela organização do evento para a Corte de Contas. Nesse espaço, o público pôde obter informações sobre o Tribunal de Contas, como atribuições, serviços e produtos, entre os quais, os canais de acesso para manifestação junto à Ouvidoria.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

Diploma em descompasso: as universidades brasileiras perdem espaço no mercado

A transformação tecnológica tem alterado profundamente as relações de trabalho em todo o mundo. A cada avanço da inteligência artificial e da automa

Inscrições de processo seletivo para professor instrutor da educação profissional encerram nesta sexta-feira, 5

Inscrições de processo seletivo para professor instrutor da educação profissional encerram nesta sexta-feira, 5

Professor instrutor que tem interesse em lecionar em cursos profissionalizantes tem até sexta-feira (5), para se inscrever em mais um processo selet

SENAI-RO abre inscrições de cursos gratuitos para a comunidade

SENAI-RO abre inscrições de cursos gratuitos para a comunidade

Mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos foram abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e estão disponíveis pa

O que são os ODS e por que eles estão no centro da OBAdm 2026?

O que são os ODS e por que eles estão no centro da OBAdm 2026?

O que são os ODS, tema da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm)? A sigla representa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)