Porto Velho (RO) quinta-feira, 15 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Semed e Semusa firmam parceria para cursos de Libras com profissionais da Saúde de Ji-Paraná

Servidores de aproximadamente 23 unidades de saúde devem participar da capacitação


Semed e Semusa firmam parceria para cursos de Libras com profissionais da Saúde de Ji-Paraná - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofertará curso de Libras para profissionais do setor de Saúde. A iniciativa é da promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi, da 1ª Promotoria de Ji-Paraná, que convocou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para a capacitação. A primeira reunião para ajustes aconteceu, nesta quarta-feira (29), no prédio do Ministério Público (1º distrito).

“É importante chegar à inclusão para os surdos também nos hospitais. Muitas vezes, nós da secretaria, os acompanhamos durante os atendimentos. Com um representante em cada unidade de saúde, para se comunicar em língua de sinais, vai facilitar o atendimento”, afirmou Bruna Monteiro, coordenadora de Libras da Semed.

O curso será preparado com foco em experiências diárias na área da Saúde. A coordenadora de Libras, instrutores surdos Ronaldo Veloso, Viviany Amorim e Zelia Nicodemos, devem participar da capacitação.

A secretária do gabinete da Semusa, Lariessa Pereira da Silva, destacou que a pasta deve buscar as demandas de atendimento em cada unidade de saúde e direcionar os profissionais para participarem do curso e intensificar os atendimentos.

Servidores de 23 unidades básicas de saúde devem participar da capacitação. “Ficou acordado que, em 30 dias, o curso será ministrado com apoio da Educação. É um avanço para a Saúde do município de Ji-Paraná”, ressaltou Andréia Aparecida Basílio, presidente do CMPD.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães de diversas faixas etárias estão conciliando a rotina materna com a profissionalização. Essa nova realidade, vivenciada em lares de Rondônia, s

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)