Porto Velho (RO) quarta-feira, 4 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Semed capacitará professores e coordenadores


A secretaria municipal de Educação (Semed) vai realizar uma palestra aos professores municipais do 1° ao 5° ano e coordenadores pedagógicos com o tema “Alfabetizar Letrando”. A ação está prevista para o dia 09 de agosto, no teatro municipal Banzeiros. De acordo com a chefe da divisão de formação, Leirivanda Andrade, o objetivo da palestra é levar os profissionais a discutir a diferença entre alfabetização e letramento. “Alfabetizar Letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita”, explicou.

A chefe da divisão enfatizou que as palestras serão bem dinâmicas e realizadas por professores técnicos da Semed, capacitados para oferecer aos nossos profissionais da educação todo suporte necessário. Ela disse ainda que a meta da Semed é atingir 400 educadores, sendo 200 no período da manhã e 200 a tarde. Os interessados devem procurar o centro de formação dos profissionais da Educação, na Rua José do Patrocínio, 512, centro, ou pelo telefone 3901-2939.

Leirivanda citou que muitos estudos apontam que alfabetização e letramento são processos que caminham juntos. E que hoje os alunos necessitam de uma aprendizagem que focalize o alfabetizar letrando. “Como dizem os estudiosos o professor alfabetizador, precisa permear a alfabetização com o letramento, e ter uma prática comprometida e uma dedicação contínua, não só em relação à formação dos educandos, mas, principalmente, com a sua formação enquanto profissional da educação”, disse ela acrescentando que todas essas práticas já estão previstas, desde 2001, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa, que é encontrado em todas as escolas.

“Este trabalho realizado pela Semed, que é a da formação inicial e continuada do professor alfabetizador é um dos grandes pontos positivos da educação do município, pois permite que o educador antes de letrar o educando, também possa se letrar. E este compromisso com a educação tem dado resultados excelentes, com um melhor desenvolvimento dos alunos e ainda professores mais estimulados, pois possuem conhecimento e são valorizados”, afirmou.

Fonte: Janiele Viana

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes em bioeconomia, em Porto Velho, seguem até sexta-feira, 6

Inscrições para cursos profissionalizantes em bioeconomia, em Porto Velho, seguem até sexta-feira, 6

O Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU), na Zona Leste de Porto Velho, receberá cursos profissionalizantes na área de bioeconomia. As ins

FIMCA Vilhena promove o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

FIMCA Vilhena promove o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, a FIMCA Vilhena realizará o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense, um evento voltado a acadêmicos de Medici

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

A educação tem o poder de mudar destinos. Mas, em um país onde 1 em cada 5 jovens está fora da escola e do mercado de trabalho, surge uma pergunta i

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, teve início a segunda edição do Projeto Salus na Aldeia, promovido pelo Centro Universitário Aparício Carval

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)