Sexta-feira, 3 de novembro de 2023 - 13h46

O
Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) de 2023
será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro em todo país. Visando o avanço no
nível escolar da população prisional, o Governo do Estado, por meio da
Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou no período de 9 a 27 de
outubro, a inscrição de 1.421 reeducandos, 162 a mais que no ano anterior.
As
provas são gratuitas e voluntárias, sendo que os critérios de avaliação são
realizados pelo Ministério da Educação – MEC, com provas no mesmo nível de
dificuldade do Enem regular, e através do exame os internos podem ingressar no
ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies, com autorização
judicial.
Para
o governador Marcos Rocha, todas as ações educacionais devem ser fomentadas
para o progresso do Estado, destacando: “No sistema prisional essas atividades
possibilitam a ressocialização, pois a educação transforma”.
AULAS
Dentro
das unidades prisionais são ministradas aulas e são disponibilizados livros
para os reeducandos estudarem. Além da possibilidade do avanço no nível
escolar, através dos estudos, os internos recebem o benefício da remição, que
autoriza a redução de um dia de pena a cada 12 horas de estudo, previsto na Lei
de Execução Penal – LEP.
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino
Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026
Com o objetivo de fortalecer a preparação dos participantes para uma das principais portas de acesso ao ensino superior, o governo de Rondônia, por

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo entre os dias 15 e 30 de junho, a Consulta Pública da B

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)