Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Rede de ensino SESI abre período de matrículas para 2021

SESI utiliza a Robótica para aprendizado em diversas áreas do conhecimento


Rede de ensino SESI abre período de matrículas para 2021 - Gente de Opinião

A rede de colégios SESI está sempre na vanguarda quando se trata de educação. De forma pioneira, introduziu desde 2006, a Robótica aos seus alunos de Educação Infantil até o Ensino Médio, como forma de estimular a aprendizagem em diversas área do conhecimento. E se preparando para o próximo ano letivo, o SESI abre o período de matrícula para 2021 - https://sesi.ro/matriculas/. São oferecidas vagas para o ensino fundamental e médio para os colégios de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

No SESI, a robótica é trabalhada pelos professores com os kits compostos com peças e livro didático, sendo cada segmento com seu material especifico. A robótica agrega os conteúdos de diversas disciplinas em uma mesma atividade.

Os colégios do SESI em Rondônia utilizam essa metodologia que proporciona uma visão mais abrangente sobre tudo aquilo que é ensinado na sala de aula e permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades cognitivas e de relacionamento, assim como estimula a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades múltiplas nos estudantes, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e saiam mais preparados para enfrentar o mundo.

No Ensino Fundamental I, as aulas que são uma vez por semana de acordo com a matriz curricular, dedicadas aos conceitos de montagem com kits básicos. Já no Ensino Fundamental II, é a hora de ampliar os conceitos aprendidos em montagem e programação. Para isso, os estudantes constroem robôs autônomos, com a utilização de motores e sensores. Os robôs traduzem na prática muitos conceitos teóricos trabalhados nas outras disciplinas onde expõem os alunos a novos métodos de resolução de problemas. Com duas aulas por semana. 

No Ensino Médio, os alunos aprendem novas tecnologias, como o Arduíno, e programações mais avançadas assim como também temos a categoria do First Tech Challenge (FTC), competição que tem como conceito desafiar os estudantes a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles aprendem a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes indústrias.

O FTC contribui para que os alunos desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional com meios de programação mais complexos, aumentando a gama de conhecimentos e possibilidades para novas construções.

Durante as aulas, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano de forma que sejam propostas soluções inovadoras através da tecnologia, estimulando à criatividade e trabalho em equipe.

A Robótica pode ser desenvolvida através de aulas on-line, Oficinas Tecnológicas, que são desafios propostos pelos professores com a ajuda dos profissionais da Lego, que facilita a continuidade do conceito da robótica no formato remoto.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola Maria Isaura receberá reforma durante as férias escolares

Escola Maria Isaura receberá reforma durante as férias escolares

De grande relevância para famílias que ficaram desabrigadas durante o período da cheia do rio Madeira e utilizaram o espaço como moradia provisória,

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná

A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni

3ª edição Prêmio Educador Transformador

3ª edição Prêmio Educador Transformador

Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.

Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)