Sexta-feira, 14 de abril de 2023 - 14h00

Para identificar as razões por trás do aumento da violência e ameaça nas
escolas brasileiras, além de medidas para evitar casos concretos, a Prefeitura
de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou,
nesta sexta-feira (14), um grupo de estudos para unificar as ações contra esse
fenômeno. A decisão vem após os recentes casos de ataques a escolas em outras
regiões do país.
“O prefeito Hildon Chaves, desde o primeiro momento, reuniu uma
força-tarefa entre as secretarias municipais para criar um protocolo de
enfrentamento à violência nas escolas. E, hoje, estamos aqui colocando em
prática essa determinação junto a instituições chaves nesse assunto”, explica a
secretária da Semed, Gláucia Negreiros.
Compõem o grupo, representantes da Polícia Militar, do Ministério
Público de Rondônia, Tribunal de Justiça, Câmara de Vereadores, de sindicatos,
além das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. O objetivo é
discutir o atual momento e as principais medidas para enfrentar o assunto.
Entre elas, estão o acolhimento dos profissionais em educação e
estudantes que se encontram inseguros em comparecer ao ambiente escolar, traça
planos de atuação para o combate ao bullying, e a terceira envolve medidas de
prevenção, como a ampliação de muros, postos de vigilância armada, aditivos no
contrato com as empresas de segurança, entre outras estratégias que serão
estudadas.
“É importante lembrar que todas as medidas aqui discutidas são baseadas
em estudos realizados dentro e fora do Brasil. No mais, pedimos que a sociedade
mantenha a calma, pois todas as instituições envolvidas estão atentas para
garantir um ambiente escolar seguro”, acrescentou a secretária da Semed.
Ao fim da reunião, o grupo traçou um cronograma coletivo que será
aprovado e colocado à disposição da comunidade.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho
A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino
Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)