Porto Velho (RO) quinta-feira, 29 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura: 710 estudantes com cursinho vestibular


Uma solenidade realizada na noite de ontem, segunda-feira (15), no Teatro Municipal Banzeiros deu início a mais um ano do Projeto Superação, o cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a jovens e adultos sem condições para custeio de um curso prepararatório.

Este ano o projeto vai atender 710 egressos da rede pública de ensino que estejam se preparando para o ensino superior. "Sabemos que a educação desta faixa etária não é de nossa competência, mas queremos oferecer mais oportunidades aos que desejam cursar uma faculdade" explica o secretário da Semed, Marcos Rocha.

Devido a um atraso no contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), interlocutor dos 40 estagiários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que irão atuar junto a um corpo docente de 8 professores da rede municipal de ensino em 6 diferentes pólos onde será ofertado o curso, as aulas que deveriam iniciar esta semana, foram adiadas para a próxima segunda-feira dia (22). "Mesmo com o adiamento das aulas, para os estudantes este é o início de uma nova oportunidade, um momento de expectativa à estas pessoas que a grande maioria nunca frequentaram um cursinho", frisou a chefe da Divisão de Educação Jovens e Adultos (Dieja), Olga Benária.

O curso será ofertado até a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas de incentivo ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Oportunidade

Para a estudante Kellyve Anni Gil Gomes, que sonha em cursar medicina em uma instituição pública esta é uma boa oportunidade para se preparar. "Eu quero poder estudar aqui mesmo no estado, na Unir, por isso já pretendo ir me preparando" comentou.

O projeto foi implantado em 2008 e já atendeu 3.047 pessoas ao longo dos anos. O índice de aprovação dos participantes na Universidade é considerado positivo, foram 121 aprovados em 2010/2011. Diante da demanda de interessados, a Semed através do Dieja vai realizar um acompanhamento da frequência escolar, com um limite máximo de 5 faltas. 

Fonte: Renata Beccária
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

A educação tem o poder de mudar destinos. Mas, em um país onde 1 em cada 5 jovens está fora da escola e do mercado de trabalho, surge uma pergunta i

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, teve início a segunda edição do Projeto Salus na Aldeia, promovido pelo Centro Universitário Aparício Carval

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)