Porto Velho (RO) domingo, 18 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Parlamentar de Rondônia assina adesão ao MRPE


Parlamentar de Rondônia assina adesão ao MRPE - Gente de Opinião

A assinatura de adesão da deputada federal (PP-RO) Jaqueline Cassol ao Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) e a entrega simbólica das apostilas do projeto Educação para o Futuro aos representantes e alunos de escolas da rede pública de Porto Velho; Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, foram dois momentos de destaque da 12ª reunião ordinária do Conselho de Governança do MRPE, que aconteceu nesta segunda, 9, no salão de convenções da Fiero, na capital.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé lembrou que tem contado com a articulação de entidades, empresas e pessoas, que estão dispondo de seu tempo para apoiar a melhoria do ensino em Rondônia. “O Sebrae, parceiro deste movimento desde o primeiro instante, construiu uma ação de apoio às escolas municipais com a formatação e entrega de apostilas, tendo como objetivo a melhoria dos resultados do Ideb. É mais uma ação dentro deste movimento chamado Rondônia pela Educação”, pontuou.

Thomé ressaltou que a adesão da deputada Jaqueline Cassol fortalece ainda mais o MRPE, pois há uma sensibilização e envolvimento também da classe política e isso é determinante para o sucesso da ação. “A participação do Legislativo neste processo é fundamental para continuarmos defendendo a bandeira da educação de Rondônia. O propósito do Movimento sempre foi reunir pessoas que tenham compromisso com a melhora da educação, para garantir emprego e renda e formar uma mão de obra melhor, desta forma contribuir para o desenvolvimento do Estado ”, disse.  

A parlamentar louvou a importância do Movimento que há três anos está trabalhando em prol da melhoria da educação para o desenvolvimento do estado e do país. Também parabenizou a Fiero e o presidente Marcelo Thomé pela iniciativa de trazer nova luz à educação rondoniense.

Jaqueline Cassol destacou que um dos compromissos de seu mandato é trabalhar pelo fortalecimento e incentivo da educação no país. “Conheci o Movimento Rondônia pela Educação através do superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira, que em nome do presidente Marcelo Thomé, convidou-me a participar desta reunião do Conselho de Governança do MRPE. Perguntei logo onde assino?

Como centenas de lideranças e instituições, a deputada federal Jaqueline Cassol, a primeira parlamentar a aderir ao Movimento, agora integra o grupo que atua em prol da educação de Rondônia. “É muito importante lutar por esta bandeira que é a melhoria da educação e louvo a iniciativa da Fiero, do presidente Marcelo Thomé e todos àqueles que também se dedicam a esta nobre missão”, afirma.

O reitor do Instituto Federal de Rondônia – IFRO-RO, Uberlando Tiburtino falou sobre formação profissional nos níveis médio e superior; formação de professores e jovens empreendedores e projetos voltados ao empoderamento socioeconômico de mulheres na Amazônia, dentre outros.

Em seguida, o diretor superintende do Sebrae-RO, Daniel Pereira falou do projeto Educação para o Futuro e o programa de Educação Empreendedora, de acordo com ele, mais uma ação do MRPE, programa lançado em 2016, e que envolve lideranças políticas, instituições e entidades na realização de projetos e ações, cujo principal objetivo é zerar o analfabetismo em Rondônia.

O projeto Educação para o Futuro, idealizado pelo Sebrae, produziu apostilas oferecendo conteúdos de reforço escolar, complementando as matérias aplicadas durante a carga horária normal de ensino nas escolas públicas. O material oferece conteúdos de Português, Matemática (que são as matérias avaliadas para o Ideb), além de Educação Empreendedora, Educação Financeira e Cooperativismo.

 “Vamos fazer uma grande união de esforços para colocar Rondônia entre os melhores índices de Ideb do Brasil. Com apoios como esse da Deputada Cassia, seguimos articulando e buscando mais adesões para melhorar o ambiente escolar e, consequentemente, alcançar índices de excelência em nossa educação básica”, comemora o superintendente do Sebrae-RO.

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia (MTE-RO) e conselheiro do Sesi e Senai, Maurício Vaz, 2° diretor-secretário, José Carlos de Moura Lopes e Sebastião Avalone Lira de Freitas, do Conselho Fiscal da Fiero marcaram presença no evento, assim como representantes dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, que receberam as apostilas do projeto Educação para o futuro

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães de diversas faixas etárias estão conciliando a rotina materna com a profissionalização. Essa nova realidade, vivenciada em lares de Rondônia, s

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)