Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

OAB/RO propõe à Seduc levar cidadania às escolas


Com a visão de que o cidadão precisa conhecer seus direitos para ocupar seu espaço na sociedade, OAB/RO propõe levar esse conhecimento a rede de ensino Fundamental e Médio

A proposta de promover a formação da cidadania aos alunos do Ensino Fundamental e Médio na rede pública do Estado de Rondônia, agora só depende da inclusão de um cronograma com as palestras que deve ser elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Projeto “OAB vai à Escola” foi entregue pessoalmente pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, a Secretária de Educação, Isabel de Fátima Luz no último dia 29.

O projeto tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Estadual 2.788 de 26 de junho de 2012, em que ficou estabelecido a inclusão, nas instituições de ensino da rede pública estadual, de palestras de cidadania com enfoque nas Noções Básicas de Direito do Cidadão Brasileiro. De acordo com a Lei, as palestras devem ser ministradas por advogados indicados pela OAB/RO.

“Nós queremos doar esse serviço gratuitamente à sociedade, para tanto já temos a comissão formada com os membros que se dispões a esse ato voluntário, todos com muita vontade de contribuir. Nossa intenção é atuar nas escolas de Porto Velho a partir do início do ano letivo, para que, no segundo semestre, passemos a ministrar as palestras no interior. No entanto, precisamos que o cronograma seja realizado pela Seduc com a indicação das escolas, dias e horários”, explicou Cavalcante à Secretária.

Presente também na reunião, o advogado Diego de Paiva Vasconcelos, Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e coordenador do projeto pedagógico proposto à Seduc, explicou que entre os principais objetivos está o de contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, na construção da sua personalidade através de atividades que potencializem suas qualidades para a auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

“Além de envolver os alunos, vamos também envolver os pais dos alunos e professores nesse contexto. Pretendemos, por exemplo, elaborar cartilhas indicando soluções e os procedimentos para resolver problemas corriqueiros do dia-a-dia do cidadão, como por exemplo, Direito do Consumidor. Os pais vão saber quando e como procurar seus direitos”, explicou Vasconcelos.

Isabel Luz demonstrou total interesse pelo projeto, parabenizou a OAB pela iniciativa e garantiu que vai apresentá-lo a Gerência de Educação para avaliar a proposta e definir o cronograma. “Para nós essa será uma importante contribuição para a formação do indivíduo, pois hoje nós obervamos muita inação por parte das pessoas que desconhecem seus direitos. Vamos avaliar a proposta e responder com a devida urgência”, pontuou a Secretária.

Conhecer os direitos é fundamental

O Projeto“OAB vai à Escola”, tem a missão de oferecer no ambiente escolar conhecimento nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Ética, com o objetivo de proporcionar condições que levem o educando, gestores escolares, pais e professores a desenvolverem competências e habilidades necessárias à conquista do seu espaço na sociedade e a conscientização dos seus direitos e deveres no exercício pleno da advocacia.

A meta é que a OAB/RO seja reconhecida pela sociedade como uma instituição de referência por oferecer condições e formar cidadãos dentro dos princípios éticos de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação.

O conteúdo programático prevê temas como: Ética, valores e cidadania na escola, a comunicação como espaço de mediação, conceito de trabalho para o Direito do Trabalho, a relação jurídica de emprego, noções de direito do consumidor, publicidade enganosa, publicidade abusiva, entre vários outros temas envolvendo as áreas descritas no projeto.

Para conhecer a íntegra do projeto, basta acessar o site da OAB/RO: www.oab-ro.gov.br

Fonte: Eficaz Comunicação

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

No próximo sábado, 18 de maio, os acadêmicos dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Educação Física,

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

A Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) tornou público, na quarta-feira (15), o Edital nº 117/2024/Segep-GCP em referência ao Proce

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedor

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alun

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)