Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Idep está com inscrições abertas para cursos presenciais em Porto Velho até dia 6


Cursos do Idep oportunizam conhecimento para  aluno ocupar postos de trabalho ou empreender - Gente de Opinião
Cursos do Idep oportunizam conhecimento para aluno ocupar postos de trabalho ou empreender

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep está com inscrições abertas no site para cursos presenciais em Porto Velho, até a próxima quinta-feira (6). Neste novo cronograma são ofertados os seguintes cursos: Gestão Financeira e Orçamentária; Ética e Cidadania Organizacional; Planejamento e Organização de Eventos; Teoria e Técnicas em Eventos; Segurança e Primeiros Socorros em Eventos; Tipologia de Eventos, além de Ética e Cidadania Organizacional. As aulas acontecerão na Escola Técnica Estadual – Etec do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial.

Para o governador Marcos Rocha, entre os benefícios dos cursos profissionalizantes ofertados pelo Governo, por meio do Idep, está a oportunidade dos estudantes terem acesso a conhecimentos em diferentes áreas para decidir qual a carreira que irão abraçar, seja no primeiro emprego ou para quem planeja uma mudança de profissão.

“A meta da gestão estadual é qualificar o cidadão para ocupar postos de trabalho que vêm surgindo com o desenvolvimento local ou abrir o próprio negócio em um segmento  para o qual tenha vocação”, frisou Marcos Rocha, acrescentando que, tanto os curso técnicos que duram cerca de uma ano quanto os de formação inicial e qualificação profissional, que têm curta duração, capacitam os cursistas conforme as demandas do mercado de trabalho.

Muitos alunos estão se reinventando profissional, graças ao ensino profissionalizante. Jennifer Lopes, 25 anos, já trabalha como bombeira civil há quatro anos, mas depois de se matricular no Idep, a jovem que mora no Bairro Nova Floresta, resolveu focar a carreira no mundo da beleza. Quando terminou o Curso de Barbeiro, cujas aulas aconteceram no polo Flora Calheiros, na zona Leste, ela resolveu trabalhar numa Barbearia. “Sou da área da estética, porque também sou designer de sobrancelhas e já trabalhei como manicure”, lembrou a estudante que fez outros cursos no Idep, de Corte Masculino e Feminino no Orlando Freire e Automaquiagem no formato online.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)