Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Formação profissional por Escolas Móveis implantado pelo governador Marcos Rocha é apresentada na Alemanha


Formação profissional por Escolas Móveis implantado pelo governador Marcos Rocha é apresentada na Alemanha - Gente de Opinião

A experiência das escolas móveis implantadas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP, com os avanços do ensino profissionalizante do Estado, será apresentada nesta sexta-feira, (29), na Alemanha. A apresentação será feita durante uma palestra que faz parte de um workshop com o tema “A Importância da política pública da Educação Profissional e Tecnológica na Região Norte do Brasil”. Em Rondônia, a experiência das Escolas Móveis do IDEP, vem alcançando grandes resultados.

Desde 2021, a instituição de ensino profissionalizante conta com quatro unidades móveis itinerantes que oferecem cursos em todas as regiões do Estado nas áreas de Panificação e Confeitaria; Máquinas Agrícolas; Frigorífico e Piscicultura e Imagem Pessoal. No período de  2019 a 2023, o Governo de Rondônia ofertou no total 71.699 matrículas voltadas aos cursos técnicos e de qualificação profissional, seja presencial ou remoto, tanto nas unidades fixas quanto móveis do IDEP.

Formação profissional por Escolas Móveis implantado pelo governador Marcos Rocha é apresentada na Alemanha - Gente de Opinião

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o maior entusiasta do projeto que garantiu o destaque de Rondônia no evento internacional, esse resultado é o reconhecimento dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo para garantir a qualificação profissional da mão de obra ao maior número de cidadãos rondonienses. “No Estado, a educação profissional é uma prioridade e as escolas móveis mais uma vez tem um merecido reconhecimento mais uma vez. O primeiro a reconhecer o nosso esforço com essa importante política pública foi o Ministério da Educação - MEC”, salienta o governador.

 

BIOECONOMIA   

A presidente do IDEP, Adir Josefa de Oliveira, está na Alemanha a convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für International Zusammenarbeit – Giz que tem como objetivo incentivar atividades do projeto Profissionais do Futuro, na área de Bioeconomia, resultado de uma parceria da Deutsche com outras instituições ligadas à Educação Profissional e Tecnológica.

 

PROFISSIONAIS DO FUTURO

O projeto Profissionais do Futuro visa garantir a qualificação de trabalhadores para ocupar postos de trabalho em setores da sustentabilidade. Novas profissões deverão ser criadas da chamada economia verde com avanços em áreas como energias renováveis, bioeconomia e economia circular, que buscam o desenvolvimento econômico com o uso consciente dos recursos naturais.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026

Com o objetivo de fortalecer a preparação dos participantes para uma das principais portas de acesso ao ensino superior, o governo de Rondônia, por

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

Consulta pública para inclusão da Computação no Referencial Curricular de Rondônia está aberta até 30 de junho

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo entre os dias 15 e 30 de junho, a Consulta Pública da B

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO

No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)