Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 - 18h04
A Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) apoia a iniciativa para criação de uma nova universidade federal no estado, desde que traga em sua grade cursos que atendam as demandas do setor produtivo. “Criar e estruturar uma nova universidade federal com as cadeiras que já temos, não traria uma grande contribuição, sobretudo, para a produção e para o desenvolvimento”, disse a assessora especial da Fiero, a doutora em educação Raquel Serbino, ao participar, na manhã desta quinta-feira, 18, de audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o tema.
Convocada pelo deputado Laerte Gomes (PEN-Alvorada do Oeste), a audiência pública que tratou da criação de uma nova universidade federal em Rondônia a partir do desmembramento da Universidade Federal de Rondônia (Unir), contou com a participação de vereadores de Ji-Paraná, com a reitora Berenice Tourinho, da Unir, e vários professores daquela IES, de representantes de vários municípios, da Federação das Indústrias de Rondônia e da Defensoria Pública do estado. Debateu-se, durante cerca de 3 horas, os prós e os contra para a implantação de uma nova universidade federal no estado, desta vez contemplando a região central.
O assunto, aliás, já é debatido há 12 anos, segundo a reitora da Unir, Berenice Tourinho, “e já existe até um comitê trabalhando por essa nova universidade há alguns anos, tendo inclusive realizado audiências públicas em vários municípios da região central de Rondônia”. O professor Kécio Leite, do Campus da Unir de Ji-Paraná, fez uma apresentação em slides mostrando a viabilidade da implantação da nova universidade federal.
Em sua exposição, o professor Kécio mostrou as vantagens da implantação dessa nova universidade federal por reduzir as desigualdades regionais, falou do que Rondônia representa para o Brasil em número de habitantes e citou que há, em outras regiões, vários municípios com número bem menor de habitantes, mas que contam com uma universidade federal.
Vários professores da Unir falaram favoravelmente à criação da nova universidade federal, que também teve o apoio dos deputados Dr. Neidison, de Guajará-Mirim, e Léo Moraes, de Porto Velho.
O superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, disse ao final da audiência, que o deputado Laerte Gomes acertou ao levar esse debate para a Assembleia Legislativa. “Pela sua visão para o desenvolvimento de Rondônia, o deputado Laerte Gomes vem revelando-se uma liderança da região central de Rondônia e vem sendo um grande parceiro do setor produtivo, que também tem contado com o apoio de vários outros parlamentares”, disse Baptista.
A audiência pública encerrou-se com o compromisso de continuar mantendo o assunto da criação da nova universidade federal em Rondônia na pauta, passando agora a angariar apoio da bancada federal para levar o projeto ao Ministério da Educação e, daí, ao Palácio do Planalto, que tem a prerrogativa de enviar o projeto ao Congresso Nacional.
Fonte: Carlos Araújo
Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia
Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon
O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped
Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio
Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s