Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes de robótica de Rondônia são premiados


Gente de Opinião

Alunos da Escola Estadual Heitor Villas Lobos,
de Ariquemes, foram premiados ao expor o Robô Resgate

O projeto Desenvolvimento de Inteligência Robótica para Resgate realizado por um grupo de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Heitor Villas Lobos, em Ariquemes, foi premiado na categoria Destaque Unidades da Federação, na 13ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo (SP).

A Febrace, que é a maior do gênero na América do Sul, foi realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), de 17 a 19 de março.

O protótipo apresentado pelos alunos do estado ajuda no resgate de vítimas em locais de difícil acesso e às próprias equipes de salvamento, de forma a oferecer também maior segurança aos agentes e às vítimas envolvidas em acidentes. Trata-se do “robô resgate”, desenvolvido pelos alunos do curso de Robótica Educacional, Jessé Dutra da Silva, Lincon Eloi Barbosa e Gabriel Teixeira Manfrinato, sob a orientação da professora Sandra Regina Viola.

De acordo com a coordenadora, a ideia do projeto surgiu da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na competição “Robot Rescue ‘A’”Aos poucos a atividade se tornou mais complexa e com fins sociais e humanitários, se transformando num experimento científico voltado para a inovação no desenvolvimento da inteligência robótica, que visa socorrer vítimas, principalmente de soterramento. “Foi  assim que recebemos credenciais para participar da Febrace e  III  Expo Nacional Brasil – Milset Brasil que se realizará em maio”, disse Sandra.

O aluno Gabriel Manfrinato, de 16 anos, explicou que o protótipo foi construído a partir de peças lego (encaixes, estruturas, polias, roldanas, servo motores e sensores) e é de ação autônoma programada a partir da plataforma “Lego Mindstorms NXT 2.0”.

No início houve dificuldades porque o projeto exigia maior emprego de recursos técnicos de programação de software e estruturas físicas. “Isso levou ao estudo e pesquisa de novos conceitos tecnológicos para aumentar a eficiência do protótipo”, lembrou Manfrinato.

Jessé da Silva, também de 16 anos,  cursa robótica desde 2012 e admitiu que sua  participação na Febrace tornou possível conhecer outras pessoas, culturas diferentes, além de fazer intercâmbio com alunos de outros estados por meio dos projeto apresentados.

O aluno Lincon Eloi Barbosa, de 17 anos, cursa robótica também desde 2012, e destacou o apoio e a preocupação do governo do estado em investir em projetos como o de Robótica Educacional nas escolas, estimulando os jovens a buscar novos conhecimentos e contato com a pesquisa científica.

“Eu mesmo estou tendo oportunidade. Quando criança já gostava da área de eletrônica, e na escola percebi que tenho grande potencial  e vou fazer engenharia mecatrônica. Para mim, essas competições são um grande incentivo”, ressaltou Lincon Barbosa.
 


Fonte
Texto: Suely David
Fotos: Suely David
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)