Sábado, 7 de outubro de 2023 - 11h44

Cinco estudantes vão representar a
equipe brasileira durante a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e
Astronáutica (OLAA) que vai acontecer entre os dias 09 e 13 de outubro no
Panamá. O grupo foi selecionado pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira
de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O Brasil vai ser representado por
Davi de Lima Coutinho Dos Santos, de 17 anos, de Itatiba\SP; Gustavo Mesquita
Franca, de 17 anos, de Fortaleza\CE; Hugo Fares Menhem, de 17
anos, São Paulo\SP, Larissa Midori Miamura, de 17 anos, de São Paulo\SP
e Mychel Lopes Segrini, de 17 anos, de Vitória\ES.
Os brasileiros vão
disputar conhecimento sobre astronomia e astronáutica com estudantes da
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, entre outros. Durante a
olimpíada, os participantes realizam provas teóricas e práticas individualmente
e em grupo, além de prova de observação astronômica e de lançamento
de foguetes de garrafas PET.
Segundo o coordenador nacional da OBA,
o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a equipe passou por diversos
treinamentos durante o ano e contou com o apoio de astrônomos, medalhistas,
engenheiros, entre outros. “A responsabilidade é grande, pois o Brasil já
conquistou dezenas de medalhas em olimpíadas no exterior ligadas à astronomia e
ciências afins, mas acreditamos que teremos ótimos resultados”.
Seleção
Antes de encarar uma olimpíada
internacional, os estudantes precisam atingir uma alta pontuação na Olimpíada
Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Em seguida, são
convidados para participarem de diversas etapas de classificação, com provas e
treinamentos on-line e presenciais até a escolha final da equipe que vai
representar o país.
Sobre a OLAA
Fundada em Montevidéu (Uruguai) em
2008, com a participação do Brasil, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia
e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países
latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e
valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua
entre as nações.
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino
Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Aulão preparatório mobiliza mais de mil estudantes da rede estadual para o Enem 2026
Com o objetivo de fortalecer a preparação dos participantes para uma das principais portas de acesso ao ensino superior, o governo de Rondônia, por

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está promovendo entre os dias 15 e 30 de junho, a Consulta Pública da B

Acadêmicos de Medicina participam de júri simulado de Bioética no CREMERO
No último dia 9 de junho, acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana participaram de uma atividade prática da disciplina de Bioética
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)