Quinta-feira, 8 de novembro de 2012 - 08h01
A escola Wadih Darwich Zacarias, no bairro Três Marias, recebeu esta semana um espaço adaptado para atender os alunos com necessidades especiais. A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) foi inaugurada na última terça-feira, 06, pela prefeitura de Porto Velho, em solenidade que teve a presença do prefeito Roberto Sobrinho, da secretária Maria de Fátima Ferreira, da secretaria municipal de Educação (Semed), alunos e pais de alunos do estabelecimento.
Na ocasião, o prefeito lembrou o empenho e o esforço feito pela prefeitura para garantir uma educação de qualidade aos alunos atendidos pela rede municipal de ensino, entre eles, os especiais. “Em dois mil e cinco eram atendidas vinte e quatro crianças com necessidades especiais. Mas um grande número delas que também necessitavam de um atendimento diferenciado, não tinham esse benefício porque o município não dava esse atendimento da forma que deveria ser feito”, lembrou o prefeito.
Com os investimentos que passaram a ser feitos pela prefeitura, a partir de 2005, hoje a rede municipal atende 636 alunos com necessidades especiais. Esse aumento significativo, afirmou o prefeito, é a prova da grande demanda reprimida que existia. Atualmente, a rede municipal de ensino já conta com 46 Salas de Recursos Multifuncionais. “Não é que aumentou o número de crianças portadoras de deficiência, era que elas não tinham o direito de ir à escola para poder aprender, poder se entrosar com outras crianças, por que essa escola não era adaptada para atendê-las. E essas crianças, enquanto cidadãs têm direito não só ao acesso à escola, como também de serem recebidos de uma forma humanizada, inclusiva”, frisou.
A secretária Maria de Fátima Ferreira, da Semed, adiantou que a escola Wadih Darwich atende cerca de 30 alunos com necessidades especiais, como deficiência mental e auditiva e com a inauguração do novo espaço, elas serão melhor atendidas. “A escola tem profissionais capacitados para fazer esse atendimento, que é feito no contra turno das aulas.
A diretora do estabelecimento, Edna Antônia Lopes da Silva, lembrou que anteriormente a prefeitura já havia feito a reforma e ampliação da escola e a Sala de Recursos Multifuncionais é mais um benefício que fica para a comunidade. “Vamos poder melhorar o trabalho de acessibilidade que já desenvolvemos há uns dois anos. Hoje, temos material específico para esse atendimento especial e banheiros adaptados”, disse.
Fonte: Joel Elias
FIMCA Vilhena promove o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense
Nos dias 10, 11 e 12 de junho, a FIMCA Vilhena realizará o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense, um evento voltado a acadêmicos de Medici
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025
A educação tem o poder de mudar destinos. Mas, em um país onde 1 em cada 5 jovens está fora da escola e do mercado de trabalho, surge uma pergunta i
Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição
Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, teve início a segunda edição do Projeto Salus na Aldeia, promovido pelo Centro Universitário Aparício Carval
Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia
Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon