Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Enem: dicas para não cair nas armadilhas em inglês


A pouco menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns estudantes se preparam a todo vapor para a prova. Na língua estrangeira, muitos vestibulandos optam pelo inglês. Denilso de Lima, autor do livro Combinando Palavras em Inglês, da editora Elsevier, aponta os tópicos nos quais os candidatos devem ter mais atenção. “Atualmente os exames focam muito mais na interpretação de texto. Portanto, desenvolver as habilidades de interpretação e compreensão de texto é o mais recomendado. Decorar regras gramaticais e/ou palavras isoladas não é o melhor caminho. É preciso adquirir um conhecimento mais completo de como a língua é usada e como as regras e palavras se combinam para dar sentido à mensagem”, disse.

Denilso também comentou as principais armadilhas da língua inglesa no exame. “As “pegadinhas” costumam estar mais presente no uso dos falsos cognatos. Por exemplo, a palavra “actually” significa “geralmente” e não “atualmente”; a palavra “pretend” significa “fingir” e não “pretender”. Portanto, o examinador pode usar esse tipo de coisa para testar a capacidade de compreensão de texto do estudante. Para não cair nessas armadilhas, o melhor a fazer é aprender o significado e uso correto das palavras. Para isso, decorar o dicionário ou a simples tradução das palavras não é o bastante. O estudante precisa saber como cada palavra se combina naturalmente com a outra e como a gramática de uso de cada palavra ocorre de modo natural em um texto”, explicou.

Para o especialista, é importante que o estudante esteja envolvido com a língua naturalmente. “Para o Enem, o recomendado é a leitura de textos. Mas, nada de ler textos complexos demais. O ideal é começar com textos simples e então ir progredindo para os mais complicadinhos, por assim dizer. Além disso, ao se deparar com um texto em inglês, recomendo que o estudante utilize o seu conhecimento de mundo para ajudar na interpretação do texto. Ou seja, muitas vezes o texto traz uma imagem, algumas palavras (expressões) que são comuns ao candidato. A essas referências ele pode acrescentar o seu conhecimento de mundo (o que ele sabe sobre aquilo); assim, ele poderá construir um paralelo que ajudará a compreender melhor o texto na língua inglesa. Há ainda outras dicas, mas essas aí são, ao meu ver, fundamentais”, finalizou.

Fonte: Iolanda Vieira


 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

No próximo sábado, 18 de maio, os acadêmicos dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Educação Física,

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

A Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) tornou público, na quarta-feira (15), o Edital nº 117/2024/Segep-GCP em referência ao Proce

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedor

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alun

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)