Porto Velho (RO) domingo, 25 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Enem: dicas para não cair nas armadilhas em inglês


A pouco menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns estudantes se preparam a todo vapor para a prova. Na língua estrangeira, muitos vestibulandos optam pelo inglês. Denilso de Lima, autor do livro Combinando Palavras em Inglês, da editora Elsevier, aponta os tópicos nos quais os candidatos devem ter mais atenção. “Atualmente os exames focam muito mais na interpretação de texto. Portanto, desenvolver as habilidades de interpretação e compreensão de texto é o mais recomendado. Decorar regras gramaticais e/ou palavras isoladas não é o melhor caminho. É preciso adquirir um conhecimento mais completo de como a língua é usada e como as regras e palavras se combinam para dar sentido à mensagem”, disse.

Denilso também comentou as principais armadilhas da língua inglesa no exame. “As “pegadinhas” costumam estar mais presente no uso dos falsos cognatos. Por exemplo, a palavra “actually” significa “geralmente” e não “atualmente”; a palavra “pretend” significa “fingir” e não “pretender”. Portanto, o examinador pode usar esse tipo de coisa para testar a capacidade de compreensão de texto do estudante. Para não cair nessas armadilhas, o melhor a fazer é aprender o significado e uso correto das palavras. Para isso, decorar o dicionário ou a simples tradução das palavras não é o bastante. O estudante precisa saber como cada palavra se combina naturalmente com a outra e como a gramática de uso de cada palavra ocorre de modo natural em um texto”, explicou.

Para o especialista, é importante que o estudante esteja envolvido com a língua naturalmente. “Para o Enem, o recomendado é a leitura de textos. Mas, nada de ler textos complexos demais. O ideal é começar com textos simples e então ir progredindo para os mais complicadinhos, por assim dizer. Além disso, ao se deparar com um texto em inglês, recomendo que o estudante utilize o seu conhecimento de mundo para ajudar na interpretação do texto. Ou seja, muitas vezes o texto traz uma imagem, algumas palavras (expressões) que são comuns ao candidato. A essas referências ele pode acrescentar o seu conhecimento de mundo (o que ele sabe sobre aquilo); assim, ele poderá construir um paralelo que ajudará a compreender melhor o texto na língua inglesa. Há ainda outras dicas, mas essas aí são, ao meu ver, fundamentais”, finalizou.

Fonte: Iolanda Vieira


 

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)