Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Eleonice Dal Magro é candidata a Reitoria da UNIR



Apresentamos a professora Eleonice Dal Magro, candidata a Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, cuja eleição será no próximo dia 30 de março de 2016 em todos os campi.

O lançamento de sua Campanha aconteceu no dia 8 de março, na cidade de Cacoal, numa data marcada pela comemoração e luta das mulheres em defesa dos direitos humanos e da sociedade.

A professora Eleonice Dal Magro tem uma trajetória de vida e de formação acadêmica voltada à valorização do ensino superior e da Universidade como espaço de efetivação da pluralidade, democracia, ética, qualidade e anseios da comunidade acadêmica e sociedade do Estado de Rondônia.

Seu compromisso, movido pelo slogam A UNIR PODE MAIS, é aproximar à Universidade de sua população e dos meios de comunicação para divulgação do que é produzido pela comunidade acadêmica na área de ensino, pesquisa e extensão.

A candidata Eleonice é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho.

É professora no Departamento de Ciências Contábeis, no Campus de Cacoal, onde atualmente está no seu segundo mandato como diretora.

Ao longo de sua história, como doente e pesquisadora, tem defendido uma Gestão de Universidade mais participativa e parceira das Instituições em Rondônia.

Vejam os Princípios e Metas norteadores do Plano de Gestão para implantação na Universidade Federal de Rondônia:

1) Valorizar a pluralidade, a diversidade, o respeito ao próximo, a autonomia, a criatividade, o diálogo e a liberdade como princípios de gestão.

2) Restabelecer o clima de confiança, harmonia e colaboração entre docentes, técnicos e estudantes.

3) Alcançar condições adequadas de segurança, higiene, alimentação e transporte público para todos os campi.

4) Criar condições adequadas de infraestrutura para o estudo e trabalho para alunos, técnicos e professores.

5) Ampliar o número de técnicos e professores em todos os campi.

6) Conduzir com seriedade a discussão referente a redução da carga horária, conforme anseio dos servidores técnicos, com vistas a sua viabilização junto às instâncias competentes.

7) Ampliar os recursos humanos e físicos para realizar a acessibilidade e a inclusão em todos os campi.

8) Efetivar o reenquadramento docente e resgatar a CPPD, visando celeridade na progressão e promoção dos professores.

9) Implantar cadastro de interesse de remoção interna de docentes e técnico-administrativos, mediante publicação de edital, a exemplo da prática em outras instituições federais de ensino.

10) Fomentar a publicação de livros como forma de disseminar os conhecimentos construídos pela comunidade acadêmica.

11) Resgatar a comunicação social e a credibilidade da UNIR como parceira pública da sociedade de Rondônia.

12) Realizar parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais e com os setores públicos, privados e não governamentais.

13) Desenvolver o conhecimento científico, artístico e cultural, a justiça social e oportunidades de renda para a sociedade e comunidade acadêmica.

14) Buscar recursos para suplementar o orçamento da UNIR, para ampliar cursos e vagas na graduação e na pós-graduação em todos os campi, garantindo aos servidores oportunidades para a formação continuada.

15) Oportunizar missões e viagens para visitas técnicas e apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais para o compartilhamento de saberes e melhor qualificação do ensino de graduação e de pós-graduação.

16) Gerir por meio da conversa, do diálogo, da tolerância, do entendimento e, principalmente, do acolhimento das sugestões das bases das três categorias da comunidade acadêmica, independente da posição político-institucional.

17) Garantir segurança jurídica para técnicos e professores e pôr fim às perseguições.

18) Continuar a mobilização em prol do desmembramento da UNIR em mais duas universidades federais.

19) Melhorar o atendimento às demandas dos campi com a implantação de uma Assessoria Especial.

20) Otimizar o sistema de informação e de gestão da UNIR.

21) Efetivar o uso do Cartão de Pagamento do Governo Federal para solucionar as emergências de manutenção em todos os campi.

22) Efetivar a Descentralização.

23) Realizar a tão esperada Estatuinte.

24) Efetivar a institucionalização da EAD na UNIR e regulamentar a atividade de docentes e técnicos-administrativos na modalidade.

25) Realizar uma transição harmônica da gestão atual para a nossa, de forma que o melhor ocorra para a UNIR.
 

A UNIR PODE MAIS e a sociedade quer mais

Equipe de Comunicação 

Profa. Dra. Wilma Suely Batista

Profa. Dra. Lucileyde Feitosa

Chapa A UNIR PODE MAIS

VOTE 44

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional

Mães de diversas faixas etárias estão conciliando a rotina materna com a profissionalização. Essa nova realidade, vivenciada em lares de Rondônia, s

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)