Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Educadores do município serão capacitados a partir desta terça-feira numa parceria com o Detran


Professores de 45 escolas da rede municipal de ensino iniciam hoje um curso de capacitação que será ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O treinamento que será realizado por meio do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” é resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o órgão estadual de trânsito. São cinco escolas da zona oeste, 11 da zona sul; nove da zona norte e 20 da zona leste.

O curso de capacitação será realizado em três dias e o objetivo é a formação de professores multiplicadores do 4º e 5º anos em Educação para o Trânsito. Nesta terça-feira, 10, no Teatro Banzeiros, a partir das 08h, será ministrada a parte teórica do curso. Nos dias 11 e 12, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefop), os professores terão quatro horas de aula prática do conteúdo teórico do material educativo que será aplicado junto aos alunos.

O curso de formação será como facilitadoras as pedagogas Mariza Campos Hadlich e Tânia Mara Fantinato, com o apoio da Divisão de Ensino Fundamental da Semed e da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran. “Além do material de apoio para professores, também será doado material para ser distribuídos para os alunos das escolas que participarão do curso. É uma capacitação que vem em boa hora, pois precisamos humanizar o trânsito da nossa cidade e nada melhor iniciar esse trabalho com as crianças para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes nas ruas”, disse a diretora da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun), Tamara Vasconcellos de Azevedo Kaspe.

Uma média de 237 professores estão sendo aguardados no curso e o curso é direcionado aos estabelecimentos da Prefeitura de Porto Velho localizado na área urbana da cidade, onde a problemática do trânsito é maior. Pela manhã, o curso será ministrado para os professores que trabalham no período da manhã e a tarde para os professores que trabalham no período da tarde. Pela parceria, a Semed fica responsável de assegurar a participação dos estabelecimentos de ensino e o Detran de passar todo o material pedagógico.
 

Cronograma Formação dos Professores

Data:10 de março – Cerimonial de Abertura.

Horário de Formação:8h30 às 12h – 14h às 18h

Carga horária:04 horas teóricas

Local:Teatro Banzeiro.

Data: 11 de março

Carga horária: 04 horas práticas

Local:salas Cujubim e Cuniã no Centro de Formação dos Profissionais da Educação

Horário: das 8h às 12h - 14h às 18h.

Data:12 de março

Carga horária:04 horas práticas

Local:salas Cujubim e Cuniã no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Horário:das 14h às 18h.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)