Porto Velho (RO) domingo, 25 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Canteiro de Sons da Escola Rio Branco é aplaudido de pé


Canteiro de Sons da Escola Rio Branco é aplaudido de pé - Gente de Opinião 

Durante a solenidade de abertura da III Gincana Ecológica da Escola Rio Branco, um show a parte foi a estréia dos alunos que fazem parte do projeto de percussão, “ Canteiro de Sons”. O projeto tem a participação de alunos de todas as séries da escola nos níveis Fundamental e Médio.

. Ao mesmo tempo em que trabalha a inclusão destes alunos, com defasagem idade/ano escolar, o Canteiro de Sons também mostra que é possível o aproveitamento de materiais recicláveis para emitir sons, aproveitando o talento nato de cada participante.

Segundo a percussionista Patrícia Cavallero, “a iniciativa desta atividade, foi para trabalhar com os alunos da Aceleração, que estão em defasagem escolar, mas aos poucos nós fomos recebendo os simpatizantes do popular  Bate Latas e hoje nós temos alunos não só da aceleração, mas do 6º ao 9º ano fundamental até o  3º ano do Ensino Médio, com excelente aproveitamento no projeto”, enfatizou.

A apresentação de estréia dos meninos do “Bate Latas” foi um dos momentos mais emocionantes da solenidade da Gincana. Com latas vazias e tambores, os meninos fizeram da percussão uma linda sinfonia que emocionou a todos. “Mostrar aos alunos, que a sustentabilidade é o princípio de ir além do presente, usando hoje o necessário, mas preservando o universo para gerações futuras é o primeiro passo. Estamos trabalhando com eles também, a disciplina, o trabalho em equipe, a responsabilidade, o comprometimento. O Canteiro de Sons utiliza material considerado lixo e descartável, dando vida e sons, criando um novo uso sustentável dos materiais, contribuindo assim com a preservação ecológica e ambiental” disse a professora Nara Vargas, coordenadora do projeto.

A solenidade de abertura da gincana, trouxe à escola, pais e amigos dos participantes. Também marcaram presença a representante do secretário estadual de Educação, a técnica Francisca Janoca,o delegado de Policia Civil Paulo Xisto, o historiador e Jornalista, Anísio Gorayeb, a ambientalista Isabel Cristina da Silva, o presidente da Associação Cidade Verde, Jorge Nunes, e os padrinhos do projeto Canteiro de Sons, a administradora Miriam Saldaña, o advogado Amadeu Machado e o presidente da Asprovel Geraldo Gonzaga de Lima.

Fonte: Nara Vargas
Foto: Marcos Fabrício

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Gente de Opinião Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)