Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos do IFRO fazem estágio em órgãos do gov de RO


 Gente de Opinião

Governador e alunos do Ifro no dia da assinatura do termo

O estágio não remunerado é obrigatório para a formação profissional dos mais de 13 mil alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). Em maio passado foi assinado um termo de cooperação com o governo do Estado a fim de que grande parte deles estagiasse em vários órgãos públicos em funções administrativas, tecnológicas, engenharia, educacionais e científicas. A Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) é o órgão responsável pelo acolhimento e distribuição destes alunos em cada especialidade.

Isis Queiroz, titular da Sugespe, informou que em 19 maio o governo de Rondônia celebrou o Termo de Compromisso 003/PGE2015, com o Ifro, válido até 2020, para a concessão de estágio educacional obrigatório não remunerado de estudantes dos Ensinos Médio e Superior. “Inicialmente acolhemos 58, e pretendemos absorver por volta de 1.500, o que desonera nossa folha de pagamento, capacita os alunos e os ambienta no mercado de trabalho, podendo alguns optarem pelo serviço público”, disse.

Os primeiros alunos a estagiar são das áreas de química, edificações, informática e eletrotécnica, nos períodos matutino e vespertino. Até o momento, os acolhedores são a Sugespe, Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP), Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Departamento Estadual de Obras Civis e serviços Públicos (Deosp) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Nesta primeira semana de julho serão acolhidos os estagiários que atenderão à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Gente de Opinião

Uberlando Leite, reitor do Ifro

O reitor do Ifro, Uberlando Leite, comemorou a assinatura do termo de cooperação com o governo de Rondônia, porque os cursos oferecidos pelo instituto são profissionalizantes e exigem os estágios, que variam de 200 a 400h, conforme os cursos. Um fator importante é o foco pretendido pelo Ifro, que é a inserção dos profissionais formados no mercado de trabalho.

“Somos uma instituição multicamp e temos hoje sete unidades presenciais (Colorado do Oeste, Vilhena, Cacoal, Jí-Paraná, Ariquemes e duas em Porto Velho) e uma à distância (campus da avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho). A oitava unidade presencial começa a funcionar no dia 17 de julho, em Guajará Mirim”, informou Uberlando.

Os cursos são ofertados para 25 polos, em 24 municípios de Rondônia, o que totaliza 150 cursos, para mais de 13 mil alunos.



Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Bruno Corsino e Marco Aurélio Anconi
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Dotum ensina associados a usar o Excel e facilita a vida em uma cooperativa mirim de Rondônia

Em Pimenta Bueno, interior de Rondônia, existe uma Cooperativa Mirim que tem feito a diferença no aprendizado de uma galerinha, trazendo mais respon

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

Educação Especial de Itapuã do Oeste ganha destaque no 1º Congresso Amazônico de Pedagogia realizado pelo IFRO

O Município de Itapuã do Oeste-RO marcou presença e ganhou destaque com um trabalho da Educação Especial apresentado no I Congresso Amazônico de Ped

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

Educação e desenvolvimento: Jirau Energia e Senai inauguram posto avançado em Nova Mutum Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Jirau Energia inauguraram nesta quinta-feira (15), um posto avançado de formação profissio

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)