Porto Velho (RO) quarta-feira, 4 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos de Medicina da FIMCA recebem Código de Ética


Com uma palestra sobre o tema “A Ética do Estudante de Medicina”, proferida pela Dra. Maria do Carmo Demasi Wansa, Presidente do CREMERO - Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia, foi lançado na manhã do dia 24 de agosto, no auditório da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, o Código de Ética do Estudante de Medicina de Acadêmicos de Medicina da FIMCA recebem Código de Ética - Gente de OpiniãoRondônia. O livreto, distribuído após a palestra para os estudantes de medicina da FIMCA, é uma publicação produzida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO) em conjunto com a União Rondoniense dos Acadêmicos de Medicina (URAM), entidade composta por alunos das quatro escolas médicas do estado, com o apoio do Conselho Federal de Medicina.

Além dos acadêmicos e professores de medicina, a palestra contou com a presença da Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, vice-diretora da FIMCA; Dr. Iran Gallo, diretor do Conselho Federal de Medicina; Dra. Simi Bennesby, 1ª tesoureira do CREMERO; Dr. Jorge Santo Simon, coordenador do Curso de Medicina da FIMCA; e Bruno Carminato, tesoureiro da URAM.

Em sua palestra a presidente do CRM-RO, Maria do Carmo Wanssa, disse que o código de ética do estudante de medicina é a concretização de um sonho e representa um avanço no aprendizado dos futuros médicos porque aborda questões interessantes sobre os direitos e deveres do estudante, bem como a relação com os pacientes e as instituições.

A vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, ressaltou a importância do código, afirmando que, “embora a ética seja uma disciplina presente na grade curricular do Curso de Medicina, os professores poderão, agora, tratá-la de forma transversal, com foco em situações pontuais, promovendo o ensino mais adequado da Ética entre estudantes de Medicina e incentivando sua prática, buscando, desta forma, melhorar a relação médico-paciente e diminuir o número de infrações éticas durante o exercício profissional do futuro médico”.

O coordenador do Curso de Medicina, Dr. Jorge Simon, elogiou a participação dos acadêmicos na elaboração do código, através da URAM: “foi muito boa essa participação, pois o código traz recomendações importantes para que, desde a sua graduação, o futuro médico se comprometa com a moral e a ética, com a prestação responsável de cuidados, com a honestidade diante de pacientes e colegas, com a solidariedade, a compaixão e o respeito pela vida humana.”

Conforme o diretor do Conselho Federal de Medicina, Dr. Hiran Gallo, a primeira tiragem do documento foi de cinco mil exemplares, reunindo de forma sintética e didática os princípios éticos encontrados na literatura e aqueles idealizados pelos próprios alunos, cujo cumprimento é recomendável a todos os estudantes de Medicina de Rondônia. “Seu principal objetivo é incentivar a Ética entre os próprios estudantes, bem como nas suas relações com as demais pessoas e instituições, e prepará-los para o pleno exercício da Ética Profissional”, disse o médico.

Após a palestra e a distribuição do Código de Ética do Estudante de Medicina de Rondônia aos acadêmicos, a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, conduziu os membros da mesa por um tour nos laboratórios do Curso de Medicina, com especialidade no Laboratório de Habilidades e Simulação.

Fonte: Sérgio Mello
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes em bioeconomia, em Porto Velho, seguem até sexta-feira, 6

Inscrições para cursos profissionalizantes em bioeconomia, em Porto Velho, seguem até sexta-feira, 6

O Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU), na Zona Leste de Porto Velho, receberá cursos profissionalizantes na área de bioeconomia. As ins

FIMCA Vilhena promove o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

FIMCA Vilhena promove o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, a FIMCA Vilhena realizará o I Congresso de Medicina do Cone Sul Rondoniense, um evento voltado a acadêmicos de Medici

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador 2025

A educação tem o poder de mudar destinos. Mas, em um país onde 1 em cada 5 jovens está fora da escola e do mercado de trabalho, surge uma pergunta i

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Projeto Salus na Aldeia leva atendimento multiprofissional ao povo Karitiana em sua segunda edição

Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, teve início a segunda edição do Projeto Salus na Aldeia, promovido pelo Centro Universitário Aparício Carval

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)