Porto Velho (RO) sexta-feira, 9 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Rondônia tem duas equipes na maior competição de empreendedorismo na escola do país

Sebrae apoia a ida de alunos de dois times do Ifro de Guajará-Mirim a São Paulo


 Rondônia tem duas equipes na maior competição de empreendedorismo na escola do país - Gente de Opinião

O Desafio Liga Jovem, competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia, tem representantes de Rondônia em seu evento final, que ocorre esta semana em São Paulo. O Sebrae em Rondônia está apoiando a participação de duas equipes de alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) do Campus de Guajará-Mirim. 

A semifinal e a final de todo o Desafio Liga Jovem ocorrem durante os dias 23 e 24 durante o evento Bossa Summit, mas os estudantes cumprem uma agenda de visitas técnicas ao longo da semana. 

Durante a competição, as equipes inscritas participam de missões on-line e presenciais, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria com conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. Ao fim, todos os participantes recebem um certificado de conclusão do curso. 

“A ideia é que toda essa atuação apoie a criação de soluções para resolver problemas da escola e/ou comunidade em que estão inseridos os participantes, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias, e essa experiência final é algo de muita relevância, pois estaremos entre tantas iniciativas do país todo”, diz Rita de Cássia, analista do Sebrae e gestora do projeto em Rondônia.

 Rondônia tem duas equipes na maior competição de empreendedorismo na escola do país - Gente de Opinião

Duas equipes do Ifro de Guajará-Mirim representam Rondônia nesta etapa. A Wari Ko Wakan é integrada por Luana Compolina Monteiro Melo, Victória dos Santos Gonçalves, Ana Julia Sampaio Stelzenberger, Wernnon Lucas Santos Ruiz e Antonio Fernandes de Souza Neto, e tem como professor orientador Ranieri Braga dos Santos. 

A equipe Double Fisrt é composta por Talison Justiniano da Silva, Ronald Deivid Alves Domiciano, Henrique Marques Fortes, Rafael da Silva Maia, e o professor é Higor dos Santos Santana. 

A importância da participação de estudantes de Rondônia é algo muito expressivo e faz parte de uma grande estratégia do Sebrae em disseminar a cultura empreendedora já na sala de aula. Desde o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, passando pela Educação Empreendedora no ensino médio e universitário, a intenção é sempre criar cidadãos proativos para melhorar a nossa sociedade. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

Em uma iniciativa de destaque em inovação tecnológica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio do SENAI HUB,

Usuários do transporte coletivo podem acompanhar a localização dos ônibus em tempo real por aplicativo

Usuários do transporte coletivo podem acompanhar a localização dos ônibus em tempo real por aplicativo

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), reforça aos usuários do transporte públ

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Em 2024, o Brasil contabilizou pouco mais de seis mil mortes provocadas pela dengue e um aumento de cerca de 400% na quantidade de casos na comparaçã

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acomp

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)