Porto Velho (RO) sexta-feira, 9 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Felipe Zanforlin: Bom manejo é pilar para sucesso e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite

Veterinário mineiro observa melhoria do bem-estar de vacas com o uso do Velactis, o facilitador de secagem do leite da Ceva


Felipe Zanforlin: Bom manejo é pilar para sucesso e sustentabilidade da cadeia produtiva do leite - Gente de Opinião

Um casal de dentistas de Belo Horizonte gerou, em 1986, um menino que mudaria a tradição odontológica da família: Felipe Zanforlin Freitas. “Quando pequeno, menino da capital mineira, nunca havia pensado em trabalhar em fazenda. Meu contato com o meio rural era muito restrito. Foi só quando chegou a época de decidir a profissão que tentei descobrir algo que fosse próximo ao meu perfil, mais jovem e em busca da versatilidade. Então, conheci a medicina veterinária e, encantado, me apaixonei”, conta Felipe.

 

Depois de formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Felipe Zanforlin atuou em fazendas de Lagoa Grande e Curvelo, em Minas Gerais, e também em Goiás e Espírito Santo, antes de se fixar em Patos de Minas (MG). Lá, tornou-se referência em qualidade do leite e comanda uma equipe multidisciplinar que cuida, principalmente, do úbere das vacas leiteiras, realiza experimentos clínicos e testa produtos para saúde animal.

 

“Tenho atuado especialmente em Minas Gerais. As regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro têm desenvolvido uma pecuária bem intensiva. Em consequência, estão surgindo desafios sanitários e também metabólicos. Como as vacas estão produzindo cada vez mais, é preciso realizar um manejo impecável da secagem do leite”, afirma o especialista.

 

Felipe explica que o momento da secagem do leite é “altamente desafiador” porque é na pós-secagem que acontece o enchimento excessivo das glândulas mamárias, processo que causa dor e, consequentemente, muito estresse, diminuindo a saúde e a qualidade de vida das vacas. Segundo ele, métodos antigos – como induzir a diminuição da produção de leite por meio de dieta diferenciada – já não têm apresentado bons resultados nas fazendas.

 

“A tecnologia passou a ser uma aliada dos veterinários – e especialmente dos produtores de leite. Muitas fazendas optaram pelo uso do facilitador de secagem Velactis, e observam excelentes resultados, inclusive no próprio comportamento do animal, que deixa de sentir desconforto e mugir de dor, algo que não acontecida sem o uso do medicamento”, detalha.

 

Izabela Borges, vendedora técnica de campo da Ceva que atende a região do Alto Paranaíba, ressalta o quanto é importante ter veterinários capacitados dentro das fazendas "O Felipe é um super parceiro. Profissionais como ele – interessados, curiosos e pragmáticos – nos ajudam a traduzir questões técnicas mais complexas, facilitando a comunicação com o produtor para uma melhor tomada de decisão.”

 

Velactis, da Ceva Saúde Animal, é o primeiro e único facilitador de secagem do leite do mercado brasileiro. Contribuindo para o bem-estar das vacas, contribui também para a qualidade do leite e para a saúde do úbere, áreas nas quais Felipe é especialista. “O bom manejo é um pilar importante para o sucesso e a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite. O Brasil tem um grande potencial nessa atividade, auxiliando o desenvolvimento econômico e social do país”, finaliza Felipe Zanforlin.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

Em uma iniciativa de destaque em inovação tecnológica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio do SENAI HUB,

Usuários do transporte coletivo podem acompanhar a localização dos ônibus em tempo real por aplicativo

Usuários do transporte coletivo podem acompanhar a localização dos ônibus em tempo real por aplicativo

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), reforça aos usuários do transporte públ

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Projeto de Especialista do IEEE usa IA para prevenir o avanço da dengue e facilitar a identificação precoce de casos mais graves

Em 2024, o Brasil contabilizou pouco mais de seis mil mortes provocadas pela dengue e um aumento de cerca de 400% na quantidade de casos na comparaçã

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO conecta público aos preparativos da 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O passo a passo para a realização da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da Região Norte, pode ser acomp

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)