Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Sindicerv alerta que imposto da cerveja em Rondônia será o maior do país


Sindicerv alerta que imposto da cerveja em Rondônia será o maior do país - Gente de Opinião

É com surpresa que a indústria cervejeira, representada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), entidade que representa as empresas responsáveis por 80% da produção de cerveja no Brasil, observou a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovar na última terça-feira (10/10) o projeto de lei (237/23) com um aumento escalonado da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A proposta eleva o imposto estadual da cerveja dos atuais 31% para 39%, o maior percentual do país. 

A proposta de aumento da alíquota do ICMS foi enviada pelo governo do estado no início da tarde da própria terça-feira, 10, seguindo direto para votação em plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Casa. 

Com as mudanças, reforçamos que Rondônia ficará com a alíquota de ICMS mais alta do país para a cerveja (39%), o que certamente não é positivo nem para a população e nem para a indústria e comércio local. Além disso, aumentar a carga tributária pode fazer um efeito contrário ao interesse público de aumentar a arrecadação ao desestimular a economia e comércio local. 

O impacto será sentido direto por bares e restaurantes locais, que hoje são responsáveis por mais de 6 mil empregos formais no estado e mais de 1 mil empregos na indústria de bebidas. 

O Sindicerv compreende que o aumento de carga é uma prerrogativa do Governo do Estado, e que a medida teve aval da Casa Legislativa. Mas entende que, dentro de um ambiente democrático, é necessária a revisão da medida pelo governo e maior e dialogo com a sociedade que sofrerá o impacto direto do aumento da alíquota do imposto. 

Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1

Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia

Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

INSS libera pagamento adicional até 8 de junho e especialista alerta: Aposentados precisam conferir valores e descontos no extrato

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)