Terça-feira, 5 de outubro de 2021 - 15h08

A audiência pública aconteceu na última quinta-feira (30) na Câmara de Vereadores de Costa Marques (RO) com o objetivo de discutir vantagens econômicas da integração Brasil-Bolívia. Essa possibilidade de integrar por meio do município de Costa Marques começou a ganhar força no ano passado (2020), quando o presidente Jair Bolsonaro viabilizou o projeto de construção da ponte no rio Guaporé. O encontro na Zona da Mata contou com a presença de parlamentares, empresários e representantes do Sebrae em Rondônia e do país vizinho, Bolívia.
De acordo com o superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, desde 1986 há um processo de construção que tem avançado bastante nos últimos anos, com atividades econômicas entre Brasil e Bolívia, mas até então através de Guajará Mirim.
“Fui procurado pelo prefeito de Costa Marques para fazermos um estudo de viabilidade econômica para justificar perante o governo brasileiro uma passagem por aqui. Então fizemos uma articulação com um grupo de empresários que bancou esse estudo, que mostra os produtos que podemos comprar da Bolívia e os produtos que podemos vender, em uma perspectiva de negócio interessante para a região. Hoje começa a apresentação desse produto aqui em Costa Marques, e esperamos que as autoridades brasileiras do governo federal se convençam através desse estudo da importância dessa passagem de Costa Marques para a Bolívia porque cria uma perspectiva de desenvolvimento econômico para os dois lados”, afirmou Daniel.
“Estamos vindo a esse evento de extrema importância para o município de Costa Marques e para Rondônia. Estou representando o superintendente federal da Agricultura e destaco a importância desse evento, uma vez que o Ministério da Agricultura é integrante das instituições federais que homologam e autorizam a entrada e a saída de produtos agropecuários, controlam também as nossas fronteiras e evitam o ingresso de doenças, tanto dos vegetais quanto dos animais. Por isso torcemos para que o resultado dessa reunião seja logo concretizado”, disse Elias Robles, auditor fiscal federal.
Para Fábio Florence Fernandes, coordenador geral do Sistema de
Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura (Vigiagro), esse evento é
de fundamental importância para o desenvolvimento das fronteiras. “O objetivo
aqui é discutir com as autoridades locais brasileiras e bolivianas a abertura
do comércio através da ponte que está sendo projetada para ser construída em
Costa Marques, e o Ministério da Agricultura é um dos principais órgãos para
que o comércio flua entre os países, sendo que o Vigiagro é o órgão que faz o
controle dos produtos de interesse agropecuário visando coibir pragas e doenças
que possam afetar a agropecuária brasileira”, finaliza Fernandes.
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Pesquisa! Empresários rejeitam o fim do 6X1
Uma pesquisa de opinião empresarial realizada em Rondônia aponta que parte significativa dos empresários do estado vê com preocupação a proposta de pr

Fronteiras em Debate: Seminário discute o futuro econômico e sustentável do Acre e de Rondônia
Essa é a engrenagem central do I Seminário Regional: Economia de Fronteira e Desenvolvimento Sustentável, que acontece já no dia 03 de junho, no Au

PIB de Rondônia dispara e coloca o estado entre os que mais crescem no Brasil
O Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia disparou nos últimos anos, atingindo um aumento de 76,54% na sua economia em relação a 2019. O salto foi

A segunda parcela antecipada do 13º salário dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)